A gestão de emergências tem sido assunto de destaque quando se fala das mudanças climáticas e, nesse contexto, a prevenção é a principal forma de proteção e defesa das comunidades. Pensando nisso, a Defesa Civil de Bento Gonçalves criou, no mês de julho, os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC’S). Os 18 núcleos são integrados pelos moradores, sendo um elo entre as comunidades e a Defesa Civil.
Após a criação do Plano de Contingência, que discorre sobre o conjunto de ações preventivas e reconstrutivas destinados a evitar ou minimizar desastres, a Defesa Civil promove neste sábado, 20, um encontro com os voluntários dos NUDEC’s para abordar a legislação da Defesa Civil e a formação do voluntariado. O encontro seguinte deverá proporcionar um treinamento prático com os integrantes.
O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Miguel Angelo Ehlert, comenta sobre a implantação dos Núcleos Comunitários e seus desafios. “Envolvemos as comunidades dos bairros, principalmente aquelas situadas em áreas de risco, incentivando a construção de uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente local, sobre a ótica da minimização dos desastres”. Ehlert acrescenta que o engajamento torna os moradores participativos, informados e conscientes de seus direitos e deveres no que se refere à segurança comunitária.