A cidade de Bento Gonçalves vai sediar o Acantonamento Distrital Lobinho, cujo evento ocorre todos os anos em cidades diferentes, reunindo grupos de escoteiros de toda a região. Sob organização do Grupo Escoteiro Ciretama, as atividades, as quais terão como tema central o "Sítio do Pica-Pau Amarelo", serão realizadas nos dias 7 e 8 de outubro, na ABCTG, com a presença de mais de 350 escoteiros.
Conforme a Diretora de Métodos Educativos do Grupo Escoteiro Ciretama, Andréia Pivotto Dal Pizzol, o encontro terá em torno de 320 crianças, entre 7 a 11 anos, de várias cidades da Serra Gaúcha, e cerca de 50 adultos, os quais estarão realizando atividades escoteiras durante todo dia e parte da noite. As atividades iniciam no sábado, às 7h30, e finalizam no domingo, às 15h.
Andréia salienta que todas as atividades proporcionadas aos participantes são relacionadas com a obra de Monteiro Lobato, desta forma, promovendo a interação entre a realidade e a fantasia. "Durante esses dois dias, as crianças poderão participar de inúmeras atividades, desenvolvendo suas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais e, ainda, levando-as por meio da imaginação e do lúdico, a viver aventuras juntos com os personagens da obra de Monteiro Lobato. Além do lazer e do aprendizado, o evento também será marcado pela socialização das crianças, que poderão conhecer e formar laços de amizades com jovens de outros grupos e cidades", detalha.
A atividade é direcionada aos Lobinhos, porém os jovens dos outros ramos e adultos, com a colaboração dos pais, estarão envolvidos no evento. O ADL do Ciretama está sob coordenação da Chefe Cláudia Justi Anderson.
O Grupo Escoteiro Ciretama
O Grupo Escoteiro Ciretama foi fundado há 63 anos em Bento Gonçalves e realiza o trabalho com 110 jovens (de 7 a 21 anos) e mais 25 adultos voluntários, denominados Chefes Escoteiros.