Acontece na noite deste sábado, 20, a terceira edição do baile de debutantes do projeto social Sonhos de Menina Moça. Durante cinco meses, 18 jovens integrantes do projeto ensaiam a coreografia para a dança coletiva. O evento será nas dependências do Clube São Bento.
Em três anos, o projeto, coordenado pelo Gabinete da Primeira Dama, beneficiou cerca de 50 meninas. Elas são escolhidas por meio do Cadastro Único e, além de realizar o sonho de debutar, participam de diversas atividades de promoção ao bem-estar, saúde e cidadania. A primeira dama de Bento Gonçalves, Cynthia Pasin, destaca o objetivo do programa. “Sempre tivemos o intuito de fazer a diferença na vida destas meninas, promover a inclusão social, orientar psicologicamente, tratar sobre a auto-estima, conflitos familiares, entre outros”, declara. Ela acrescenta que a proposta contempla, também, meninas com deficiência.
As jovens têm aulas sobre criação de texto, cultura e turismo do município, sexualidade, cuidados com a saúde, mercado de trabalho, etiqueta, entre outros. A estudante Elisama Fernandes de Souza integra a edição deste ano e diz estar muito contente com os cursos oferecidos. “Isso tem me acrescentado muito conhecimento”, complementa. A integrante Maiara da Silva é deficiente auditiva. Para a mãe, Josiane Padilha da Silva, o programa representa a oportunidade de inclusão. “Ela nunca teve amizades, porque o problema dela dificulta a aproximação das pessoas. Ali ela se sente inclusa e feliz”, afirma.
O sucesso do programa deve-se, também, ao apoio de parceiros. Cada uma das integrantes conta com um padrinho. Esses auxiliam na compra do vestido, sapato, entre outras despesas. O padrinho Cleimar Sfredo acredita no projeto há três anos. “É muito bacana, eu amo fazer isso, pois podemos mudar a vida das meninas. Se mais gente fizesse, mudaria o mundo”, conta, entusiasmado. Sfredo é um dos padrinhos que concedeu à sua afilhada, Amanda Fidellis Muraro, o ingresso gratuito ao Colégio Medianeira, onde ela irá concluir o ensino médio. Integrante da edição 2015 do programa, ela conta que a oportunidade transformou sua vida. “Fiz novas amizades, passei a ser mais responsável. É importante ter compromisso com o projeto e aproveitar bem, pois é uma oportunidade única”.
Debutantes e padrinhos
Adrielly Pereira Monteiro – Sindilojas
Amanda Tumelero Dias – Farmácia Flor Essência
Andriele Cordeiro dos Santos – Sindicato dos Trabalhadores Rurais BG
Brenda Pacheco – BRV Móveis
Bruna Vitória dos Santos – Centro da Indústria, Comércio e Serviços
Caroline Moreira Mezzomo Nunes – Deck Bar e Restaurante
Elisama Fernandes de Souza – Advogada Giovana Alice Schenato
Fernanda Tiz – Faculdade de Tecnologia BG
Gabriela de Souza de Vargas – Móveis Carraro
Gabriele Elias de Lara – Carlão Prato Mil
Giulia Bublitz – Pediatra Elaine Vargas
Jessica Danielli Sander de Carvalho – Imobiliária Correta
Ketlin Gabriela do Sacramento – Adhapt Atelier
Livia de Moura Carvalho – Motiva Móveis
Maiara da Silva Peccin – Sul Nativa Transportes
Mariane Carvalho – Câmara dos Dirigentes Lojistas
Maria Vitória Bortolosso Cortes Malfatti – TransIta Transp. Executivo
Natalia dos Santos – ExpoBento