Sexta, 20 de Março de 2026
Publicidade

"Condição das barragens está totalmente segura", afirma Ceran

Na manhã desta terça-feira (5), a vazão do Rio das Antas permaneceu com níveis altos, porém com a tendência de redução.

Por: Fonte: NB Notícias
05/09/2023 às 12h47 Atualizada em 05/09/2023 às 13h07

A Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) divulgou uma nova atualização a respeito das condições das barragens localizadas no Rio das Antas. Conforme a empresa, na manhã desta terça-feira (5), a vazão permaneceu alta, no entanto com tendência de redução e em níveis menos preocupantes. 

Essa foi a maior vazão do Rio das Antas registrada desde 2004, quando foram construídas as usinas de Castro Alves, Monte Claro e 14 de Julho. Apesar disso, a Ceran pondera que "a condição das barragens está totalmente segura, sem qualquer risco de rompimento". A empresa está monitorando a situação de forma ininterrupta. 

A companhia também explicou, em nota, que as barragens não têm capacidade de armazenamento e, por isso, não há nenhum controle sobre a vazão natural do Rio das Antas. 

Confira a nota completa:

"A Ceran informa que nesta segunda-feira, 04 de setembro, o Rio das Antas atingiu a vazão mais alta registrada desde a construção das usinas. Nesse momento as vazões continuam altas, mas com tendência de redução e em níveis menos preocupantes.

As barragens estão em estado operacional, não apresentam qualquer dano nem riscos estruturais nesse momento. Portanto a condição das barragens está totalmente segura, sem qualquer risco de rompimento.

Com o compromisso de zelar pela segurança da população, a CERAN agiu com rapidez e de forma preventiva, conforme determinado pelas leis de Segurança de Barragens.

Embora a CERAN se solidarize com os problemas causados pela alta vazão do rio, gostaríamos de lembrar que nossas barragens não têm capacidade de armazenamento, portanto, não temos o controle sobre a vazão natural do rio que teria ocorrido independentemente da existência das barragens.

Ressaltamos o nosso cuidado com as pessoas e pedimos a todos que se informem através dos meios de comunicação oficiais da Ceran e imprensa, evitando a propagação de notícias que não condizem com a realidade"

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários