Todos sabem que cada vez mais os órgãos de segurança pública estão dependendo da iniciativa para o combate ao crime nas cidades. Em Bento Gonçalves, não é diferente, e, mesmo assim, a Brigada Militar faz um grande trabalho apesar dos recursos precários. Pensando em auxiliar o policiamento ostensivo, uma empresa da cidade resolver doar o sistema de internet para que a recepção das câmeras de videomonitoramento. O anúncio da parceria foi feito na tarde desta quinta-feira, 4 de abril.
O empresário William Molinari Vigo, proprietário da Viasul Internet, tomou conhecimento dos problemas de navegação enfrentados pela Brigada Militar, principalmente na recepção de imagens das câmeras de videomonitoramento, e resolveu fazer sua parte. Ele entrou em contato com o comando da BM e ofereceu, gratuitamente a instalação de 100mb de velocidade para melhorar o funcionamento dos equipamentos da guarnição. "Eles fazem tanto pela nossa população combatendo o crime nas ruas que, se pudermos, precisamos também contribuir", destacou Vigo.
Para o capitão Rogério Schuh, do 3º BPAT, a doação da internet foi recebida com surpresa pelo comando da guarnição. Ele relembra que a Brigada Militar utilizava o sistema da Procergs, que oferecia no máximo 4mb de velocidade. O militar destaca que o tempo de resposta será melhorado, bem como a recepção das imagens das câmeras de videomonitoramento terão mais qualidade. "Temos um equipamento de ponta que necessitava de uma internet de qualidade e agora a Via Sul nos proporcionou isso. Não temos palavras para agradecer este auxílio que o William e o Levy proporcionaram para nós da Brigada Militar", destacou o capitão.
Quem também agradeceu a parceria da Via Sul Internet foi o presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), Elton Gialdi. Para ele, se todos fizessem um pouquinho, o policiamento da cidade estaria ainda mais equipado para o combate ao crime. "Sabemos que a responsabilidade pela segurança do município é do Governo do Estado, mas, há muito tempo, por meio do Consepro, temos feito a diferença em Bento Gonçalves. Infelizmente não podemos deixar as coisas na mão do poder público, caso contrário veremos o caos acontecendo nas ruas da cidade", finalizou Gialdi.
Na oportunidade, também foi feita a entrega simbólica de um aparelho telefônico a ser doado pela ATI Serra. No total, serão quatro aparelhos que irão auxiliar na comunicação com o 3ºBPAT.