Com o intuito de educar os jovens e os influenciar positivamente para enfrentarem o mundo fora de suas casas, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), ministrado pela Brigada Militar, formará 350 alunos da rede de ensino de Bento Gonçalves nesta quinta-feira, 06 de julho, no Pavilhão E da Fundaparque, às 18h30min. A Capitã do 3º BPAT reforça a importância do programa na vida dos jovens.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é um projeto onde os policiais militares, fardados, devidamente treinados e com material próprio, desenvolvem um curso de prevenção as drogas e a violência na sala de aula das escolas. A atividade existe desde 1992 e atua com crianças dos 9 aos 14 anos.
Neste primeiro semestre de 2023, 350 alunos de seis instituições de ensino de Bento Gonçalves participaram do programa, sendo a maioria do 5º ano, na faixa etária de 11 anos e estudantes do 7º ano, na média de 13 anos. A chefe administrativa do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT), Capitã Estefanie Fagundes Gomes Caetano, explica um pouco mais das atividades promovidas no curso. "Durante o semestre foram abordados diversos temas como bullying, como dizer não às drogas e a violência, como manter-se seguro e recusar situações de risco, como se comportar em grupos e ter atitudes maduras e não sofrer a pressão dos amigos," destaca a Capitã.
No total, as 17 turmas do programa receberam 10 encontros cada, seguindo uma cartilha estadual ministrada pela Soldado Janaina da Rosa Ricciardi. "Ela se dedica exclusivamente a estar dentro das escolas e tem o perfil adequado para manter essa relação com os alunos," conta a chefe administrativa do 3º BPAT.
A Capitã também destaca como o programa pode salvar vidas. "É um programa institucional da Brigada Militar que leva a polícia para dentro da escola ensinando as crianças a enfrentar esse mundo no qual a oferta por drogas cresce assustadoramente. Precisamos salvar esses jovens e a educação é a base de tudo, por isso, sou uma apoiadora do PROERD, pois consegue transformar a vida do aluno," salienta Estefanie.
Além disso, os relatos dos pais dos alunos também trazem uma confirmação positiva do trabalho realizado. "Já tive muitos relatos de pais que atribuem a mudança de comportamento dos filhos por causa das lições recebidas e os professores que se tornam apoiadores depois de conhecerem o programa. É muito gratificante ver a felicidade e os aprendizados das crianças," conta a Capitã.
Para se formarem, os alunos das 35 turmas precisam realizar uma redação relatando tudo o que aprenderam no programa. "No final do curso cada um faz uma redação e ali podemos ver o quanto eles aprenderam a manter-se seguros. São 350 sementes do bem plantadas nesse semestre em Bento Gonçalves que esperamos que deem bons frutos," finaliza a Capitã Estefanie.
A formatura dos 350 alunos ocorre nesta quinta-feira, 06 de julho, no Pavilhão E da Fundaparque, em Bento Gonçalves, às 18h30min.