O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) vai estar em Bento Gonçalves neste final de semana. Ele participa neste domingo, 10, do Fórum Intermunicipal de Planejamento Turístico e Econômico. O evento irá debater a Zona Franca da Uva e do Vinho na Serra Gaúcha.
O evento tem início às 10h no Spa do Vinho Condomínio Vitivinícola, no Vale dos Vinhedos. A criação da Zona Franca da Uva e do Vinho pode ser um divisor de águas para o setor vitivinícola. Conforme o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a tributação nos vinhos corresponde a mais da metade do valor do produto. A elevada tributação que sobrecarrega a cadeia vitivinícola nacional, provoca uma concorrência desleal com os produtos importados.
Para a diretora de Infraestrutura da Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos), Deborah Villas-Bôas, a redução de impostos vai incrementar ainda mais o enoturismo na região da Uva e do Vinho. “Só o Vale dos Vinhedos recebe mais de 400 mil turistas por ano. Com a redução dos impostos nos vinhos e derivados da uva, podemos dobrar este número de visitantes em pouco tempo, gerando novos empreendimentos, empregos e mais renda na região”, destaca.