Bento Gonçalves perdeu nesta terça-feira, a primeira mulher eleita vereadora no município. Mafalda Michelon Neis faleceu aos 81 anos de idade. O velório acontecerá nas Capelas São José na noite desta terça-feira, até a manhã desta quarta-feira, 27.
Mafalda foi eleita vereadora pelo Partido da União Popular. Ela assumiu o cargo aos 27 anos de idade, em 1964. Em 2017, a ex-vereadora foi homenageada pelo Poder Legislativo quando a Casa inaugurou a Galeria das ex-vereadoras. Na cerimônia de homenagem às mulheres que ocuparam cargo de vereadora, Mafalda usou a tribuna para lembrar de toda sua trajetória, desde a época em que decidiu concorrer, enfatizando que a Câmara não era um lugar muito frequentado por mulheres. "Preciso dizer que eram tempos diferentes, mas, naquela época todos queriam conhecer a vereadora de Bento Gonçalves. São muitas lembranças, e a ausência de mulheres na política, na época acredito que possa ser justificada. A mulher vem se inserindo a cada dia em novas funções e continua sendo a mãe e acumulando todas as responsabilidades domésticas. Talvez, seja por estar envolvida com outros afazeres e interesses que antes não lhes eram permitidos” falou em seu discurso na época.
Para o presidente da Câmara, vereador Rafael Pasqualotto, Bento Gonçalves perde uma peça fundamental na história de lideranças femininas na política. "Mafalda deixa em seu legado o exemplo de uma mulher destemida, líder nata, que se demonstrou atuante e muito bem representou as mulheres e o município no exercício de suas funções. O Poder Legislativo se solidariza e expressa sentimentos a toda família", externou o presidente.
Em sua página pessoal no Facebook, o prefeito Guilherme Pasin lamentou o falecimento de Mafalda. "Ela foi uma mulher forte, com um sorriso incrível, e que marcou história na política de nossa cidade”, destacou o prefeito.