A Nokia apresentou neste domingo, 24, o novo smartphone top de linha da marca, que atualmente pertence ao grupo HMD Global. Trata-se do Nokia 9 PureView, que é perfeito para entusiastas de fotografia. Afinal, ele possui nada menos que cinco lentes Zeiss na traseira, formando um círculo de sensores que trazem o melhor da fotografia mobile.
O objetivo do aparelho é permitir que você tenha todos os detalhes possíveis de cada retrato, um controle perfeito do foco e da profundidade de campo, amadureça o seu lado de fotógrafo profissional (mesmo sendo um amador) e se expresse de forma diferente, trabalhando com iluminação, cores e outras técnicas avançadas de fotografia.
Design e funcionamento
Ele tem um corpo de alumínio com Gorilla Glass 5 e corte de diamante, garantindo segurança e elegância no design do aparelho. Ele tem 6 mm de espessura e nenhum "relevo" de câmera, mesmo com tantos sensores atrás. O Nokia 9 PureView tem carregamento sem fio integrado e desbloqueio por rosto, além de leitor biométrico já embutido na tela. O sistema operacional é o Android 9 Pie na versão Android One, o que significa a versão mais pura possível e atualizações rapidamente disponibilizadas.
É penta!
Dois dos sensores são RGB para trazer as melhores informações de cores, enquanto as outras três lentes são monocromáticas, que capturam dez vezes mais luz que sensores comuns e trazem visibilidade mais realista. Cada clique resulta em uma foto tirada simultaneamente por cada sensor, com os retratos sendo combinados para formar a imagem perfeita.
A profundidade de campo é um dos destaques aqui: a profundidade de campo pode ser controlada de forma completa pelo usuário, graças a machine learning e uma divisão de "camadas" com cada elemento no fundo da foto. Assim, todas as fotos já contam com HDR habilitado e um mapa de profundidade de 12 MP. Cada um desses dados no formato JPG gerado permite detalhamento absurdo em áreas como pôr-do-Sol ou cheias de sombras, além de ressaltar as texturas.
Você pode capturar fotos no modo DNG, que não traz nenhuma compressão, e já edita os arquivos em softwares de parceiros, como o Lightroom, da Adobe. Um controlador personalizado foi criado para gerenciar o sistema. Essa ainda é a primeira vez que um smartphone utiliza todo o poder direcionado para fotografia dos processadores Qualcomm Snapdragon.
Disponibilidade
O Nokia 9 PureView será lançado em março de 2019 na cor "Midnight Blue", uma tonalidade de azul. Ele tem 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento e sai por US$ 699, o equivalente a R$ 2,6 mil. Vale lembrar que a HMD Global não tem representação oficial no Brasil atualmente.