Os Correios e a Visa firmaram uma parceria para criar uma nova plataforma a fim de facilitar as importações: o Compra Fora. O serviço disponibiliza um endereço nos Estados Unidos a qualquer residente no Brasil para receber mercadorias compradas em lojas virtuais americanas, as quais não vendem ou não enviam ao país.
A plataforma funciona de forma semelhante a outros serviços, como o Shipito: o produto é enviado pelo vendedor ao armazém americano, o qual encaminhará ao Brasil e entregará no endereço do destinatário. No entanto, isso somente será feito após o pagamento dos impostos. O registro é feito no próprio site do Compra Fora. O importador tem acesso ao seu número identificador – chamado “suíte” – e os endereços nos Estados Unidos, os quais são utilizados como destinos das compras.
A página da web também conta com a Calculadora de Envio, a qual consegue simular os custos dos serviços e impostos. Desta maneira, o consumidor saberá previamente qual será o seu custo total. Além disso, o comprador terá a opção de acompanhar os status das compras feitas fora do país e juntar pacotes de diferentes lojas, para economizar no envio. Outra possibilidade é armazenar os objetos por mais alguns dias nos Estados Unidos, a fim de esperar o recebimento de outras encomendas.
O usuário do Compra Fora terá integração com o serviço Visa Checkout, para facilitar o pagamento total da importação. A intenção é utilizar a expertise em segurança na área de pagamento digital da Visa para complementar a solução dos Correios. O cadastro pode ser feito por meio do site oficial da plataforma (neste link). O simulador de custos também está disponível na mesma página.