A partir da próxima semana, o monitoramento de veículos que chegam e saem de Bento Gonçalves será mais intenso com a instalação de mais cinco câmeras inteligentes. Os equipamentos conseguem identificar a situação do veículo e informar de forma instantânea as autoridades policiais. No total, oito câmeras realizam este monitoramento, que faz parte do projeto de cercamento eletrônico das cidades da região.
A Prefeitura de Bento Gonçalves está operacionalizando mais cinco câmeras inteligentes, totalizando oito, com as já instaladas, e que fazem parte do anel externo de cercamento eletrônico do município. O sistema poderá identificar veículos em sistema criminal e também com pendências administrativas junto ao Detran-RS, como por exemplo, licenciamento vencido, IPVA, seguro obrigatório e outros. A partir do momento em que o motorista em situação irregular é registrado pelo dispositivo, a câmera emite um sinal de alerta que é enviado para a central, que identifica na mesma hora o automóvel em situação de roubo ou alguma irregularidade.
O Município de Bento Gonçalves, desde o ano passado, está integrado ao programa SIM, através de convênio. Com isso, as informações serão compartilhadas entre a Secretaria de Segurança do Estado e o 3º BPAT (Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas), que terá a responsabilidade de gerenciar o processo. Conforme o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), 17 municípios já aderiram ao cercamento eletrônico. Ao todo, são 47 câmeras que estão em processo de instalação.