O Prefeito Guilherme Pasin anunciou nesta segunda-feira, 7 de janeiro, a fusão das secretarias de Esporte e Habitação e Assistência Social (SEMHAS). Além disso, Gilberto Rosa assume a Secretaria de Gestão e Mobilidade Urbana.
A pasta de Esporte e Assistência Social terá no comando o vereador, Eduardo Virissimo, que desde novembro comanda a SEMHAS. Virissimo foi eleito vereador em 2016, atuou como vice- presidente da Câmara e líder de Governo. Atleta e Educador Físico, também foi presidente da Federação Gaucha de Muay Thai. Com isso, o prefeito pretende dar uma nova dinâmica para a pasta do Esporte, que ficou estagnada e sem recursos nos últimos anos. “Assumo este desafio com grande alegria, nossa cidade é representada pelo esporte em suas diversas modalidades, e queremos evidenciar a sua função social como ferramenta na formação de crianças e adolescentes”, ressalta.
Para o Prefeito Guilherme Pasin são pastas que se completam, e o trabalho unificado será uma forma de fortificar ações como contraturno escolar, que oferecem oportunidades de futuro para crianças e adolescentes. "O esporte pode ser um grande transformador de vidas, e a experiência do Vereador Eduardo na área irá contribuir para que esse trabalho seja potencializado. Além da realização de eventos, fortificação da base, e alto rendimento. Somado a isso, uma política pública clara na capacitação de mão- de- obra para encaminhamento ao mercado de trabalho, ações de inclusão e diretrizes habitacionais teremos um futuro muito mais harmonioso”, destaca o prefeito.
O secretário Adão Valtamir Atzler foi exonerado e seguirá projetos pessoais, enquanto a adjunta Patrícia Dall’Mass, irá comandar a Coordenadoria de Projetos. Filiada ao partido Democratas, mesmo partido do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, ela assume a pasta com o objetivo de fazer a ponte com o Planalto, e buscar a liberação de projetos e recursos para o Município.
Outra mudança anunciada é na Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana. O atual diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Gilberto da Rosa, assume a pasta no lugar de Vanderlei Mesquita, que permanece somente como Diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB). Na administração Municipal desde 2017, Gilberto cursou a faculdade de Tecnólogo em Gestão de Segurança no Trânsito pela Unisul Santa Catarina. Atuou no 6º Batalhão de Comunicações, encerrando sua carreira Militar no Exército Brasileiro após 28 anos. Em seu currículo estão: Instrutor Teórico e Prático para o DETRAN, Examinador de Trânsito e Técnico em Segurança do Trabalho. Acumulando experiência para administrar a pasta da Mobilidade Urbana. O DMT ficará provisóriamente sob responsabilidade do secretário de Segurança José Paulo Marinho.
Além destes cargos, houve cinco exonerações de CCs que ocupavam cargos de coordenação na prefeitura. Entre eles o ex-diretor da Câmara, Henrique Nuncio, e Fabiane Capellaro. Ainda não se sabe se eles sairão em definitivo ou serão remanejados para novas funções.