As primeiras uvas da safra já começam a ser colhidas na Capital do Vinho. De janeiro a março, é tempo de vindima em Bento Gonçalves. Os parreirais estão carregados e os caminhões começam a circular pelas ruas da cidade. Por isso, inicia nesta sexta-feira, 4 de janeiro, mais uma edição da Operação Vindima
Tradicionalmente em janeiro, as famílias do interior mudam sua rotina para colher os frutos de um longo ano de trabalho. A colheita também muda a rotina na cidade. Caminhões circulam diariamente pelas estradas e ruas de acesso no município transportando a produção. Para organizar e disciplinar o trânsito destes veículos a Prefeitura, através do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), sinalizou rotas específicas para os produtores trafegarem com segurança em direção aos locais de recebimento da safra. A Operação conta ainda com o monitoramento constante dos agentes de trânsito para garantir a segurança viária a todos motoristas.
De acordo com o coordenador de Políticas Públicas de Trânsito, Gilberto Rosa, os roteiros que serão implantados durante a safra da uva visam proporcionar segurança e organização no trânsito aos produtores e motoristas que trafegarem próximos aos locais de recebimento da produção. "As modificações são temporárias, mas requerem atenção, respeito à sinalização e a colaboração de todos", resumiu Rosa.
A partir desta sexta-feira, 4 de janeiro, devido ao tráfego intenso de caminhões nas imediações e o desembarque da produção da safra da uva no local, a Rua Dom José Barea estará bloqueada para o tráfego de veículos entre as ruas Olavo Bilac e Senador Salgado Filho.
Estradas do Interior
Há cerca de 30 dias, a Prefeitura, através das subprefeituras dos quatro distritos do interior, está realizando manutenção e a preparação das estradas para a safra. Foram intensificados os serviços de patrolamento e britagem em diversas comunidades e nas principais localidades produtoras de uvas.
Confira os itinerários:
1) Destino Unidade 1 (Matriz Vinícola Aurora na Rua Olavo Bilac, bairro Cidade Alta)
Norte - (São Valentim, distritos de Tuiuty e Faria Lemos, Veranópolis, etc.), RSC 470 até a Pipa Pórtico, Rua Silva Paes, Rua Olavo Bilac, Rua Belém, Travessa São Caetano.
Sul - a rota é da RSC 470 até a Pipa Pórtico e segue a mesma rota de quem vem do Norte.
Leste - (Farroupilha, distritos de São Pedro e Pinto Bandeira): Vem pela RSC 444, Humberto de Alencar Castelo Branco, Rua Erny Hugo Dreher, Avenida Planalto, Rua Carlos Flores, Rua Salgado Filho, Rua Vitória, Belém, São Caetano até o estacionamento.
2- Destino: Unidade 2 - Rua São Paulo e Assis Brasil
Norte - RSC-470, entrada norte, Rua Guilherme Fasolo, Rua Arlindo Fasolo, Rua Pedro Rosa, Etore Giovani Perizzolo, Rua Pernambuco, Assis Brasil, até Vinícola Aurora.
Sul - RSC-470, Pipa Pórtico, Silva Paes, Olavo Bilac, desce a Rua 13 de Maio até a vinícola.
Leste - RSC-444, Avenida Castelo Branco, Rua General Gois Monteiro, Rua General Vitorino, Rua Carlos Dreher Filho, Rua Assis Brasil até Unidade II da Vinícola Aurora.
Nordeste (Burati) - Rua São Paulo até a concessionária de veículos subindo em direção à Rua Assis Brasil.
Nordeste (Linha Salgado) - Rua Joana Guindani Tonello, Rua Mário Morassutti, Rua São Paulo até a Vinícola Aurora.