Domingo, 29 de Junho de 2025
7°C 12°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Supermercados gaúchos registram crecimento de 6% nas vendas de Natal

Consumidores programaram suas compras neste ano e resultado acabou superando as expectativas feitas pelo setor, que era de crescimento entre 3% e 4%.

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
26/12/2018 às 19h46 Atualizada em 10/08/2019 às 14h30
Supermercados gaúchos registram crecimento de 6% nas vendas de Natal
Divulgação

A ocorrência da véspera de Natal, dia 24, em uma segunda-feira, foi determinante para que os supermercados gaúchos tenham alavancado um crescimento de 6% nas vendas de produtos típicos para a data, neste ano, em comparação com o ano passado. As compras foram fracionadas pelos consumidores, o que auxiliou nos resultados obtidos pelo setor. 

Segundo o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, o calendário favorável com cinco finais de semana em dezembro possibilitou que os consumidores buscassem melhores opções em preços, visitando mais vezes o ponto de venda e fracionando suas compras para a data em diferentes dias do mês. “Além disso, com a véspera do Natal em uma segunda, os consumidores tiveram três dias para adquirir os itens que faltavam para a ceia, evitando concentração e filas no último dia”, detalha Longo. As compras de última hora representaram somente 25% do total vendido, um número baixo em relação a Natais anteriores. “Houve uma programação maior e mais pesquisa de preços, já que os supermercados registraram 5% mais visitas de clientes em suas lojas do que no ano passado”, observa Longo.

O crescimento de 6% supera as expectativas do setor, que projetava um incremento entre 3% e 4% nas vendas. A criatividade das empresas do segmento supermercadista e as promoções proporcionadas na última quinzena pela indústria também alavancaram o crescimento das vendas, resultando em uma redução média de 4% no preço dos produtos típicos de Natal em relação à festividade de 2017.

Bebidas em alta – O item com maior destaque em crescimento de vendas, neste Natal, foi a categoria de cervejas. “Puxadas pelas embalagens para presente e pelos produtos especiais/artesanais, as cervejas registraram um crescimento de 15% nas vendas”, pontua Longo. Outra bebida em destaque foi o espumante, com crescimento de 6% na comparação com o ano passado. “Os supermercados já estão reforçando os estoques para a semana do Réveillon, quando os espumantes são o item mais procurado pelos clientes”, destaca o presidente da Agas.

Com relação aos presentes, os pequenos carrinhos e bonecas de baixo custo foram os carros-chefes, além das caixas de bombons, que registraram crescimento de 5% nas vendas. Para a semana do Ano-Novo, além dos espumantes, os supermercados apostam na comercialização de itens típicos como lentilha, carne suína, sobremesas e outras bebidas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários