Sexta, 19 de Dezembro de 2025
15°C 31°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Estado destaca digitalização de serviços públicos no Gramado Summit

Dentro da programação do Gramado Summit, que acontece de 12 a 14 de abril, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) irá participar ...

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
11/04/2023 às 17h05
Estado destaca digitalização de serviços públicos no Gramado Summit
RS Digital foi lançado durante a Assembleia de Verão da Famurs, em março, com a participação de integrantes do governo -Foto: Lucas Motzkus/Ascom SPGG

Dentro da programação do Gramado Summit, que acontece de 12 a 14 de abril, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) irá participar de painéis sobre digitalização no setor público e melhorias na prestação de serviços aos cidadãos. Neste ano, o evento, que ocorre na cidade de Gramado, conta com parceria inédita do governo estadual.

O Rio Grande do Sul é o Estado mais digitalizado do país, com 94% de seus serviços disponíveis nesse formato. Em 2022, o RS alcançou, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar no ranking nacional de oferta de serviços digitais da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC).

O Estado vem apostando na governança digital, utilizando plataformas tecnológicas que permitem aprimorar os processos de gestão e gerar uma aproximação entre governo e sociedade, proporcionando mais qualidade de vida à população.

Na quarta-feira (12/4), a titular da SPGG, Danielle Calazans, apresentará os serviços digitais prestados pelo governo e as iniciativas que possibilitam aos municípios entregar mais soluções por meio da inovação no Palco Inovação para o Setor Público. Na oportunidade, a secretária abordará programas como o RS Digital e o Descomplica RS. "O governo gaúcho quer ser um agente aberto à colaboração dos ecossistemas de startups e do empreendedorismo, com parcerias que resultem em serviços digitais mais ágeis, seguros e de qualidade para a população", destaca Danielle.

A discussão contará com a presença da secretária extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade do Estado, Lisiane Lemos, do conselheiro de Administração do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Fernando Mitkiewicz, e do secretário municipal de Transformação Digital e Integridade Pública do Rio de Janeiro, Tony Chalita.

Na quinta-feira (13/4), a SPGG participará de painel sobre os benefícios da digitalização e da melhoria da regulação para a sociedade. A discussão acontece no palco principal, às 11h, e será conduzida pelo secretário adjunto da pasta, Bruno Silveira. "Facilitar a vida do povo gaúcho e de quem pretende empreender, além de apresentar serviços mais ágeis à população, é o objetivo do governo do Estado", ressalta Silveira.

Também participam do debate o diretor presidente da Procergs, José Leal, o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, e o assessor especial da SPGG, Romero Pimentel.

O Gramado Summit será realizado no Serra Park, em Gramado, e deve reunir mais de 200 palestrantes, em sete palcos de conteúdo simultâneos, para discutir o ecossistema de inovação global. Além da SPGG, o evento envolverá outras pastas do Estado, como as Secretarias de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), da Educação (Seduc) e de Turismo (Setur).

RS Digital

Um dos assuntos que serão tratados durante o evento é o RS Digital, o novo programa do governo do Estado que irá apoiar os 497 municípios gaúchos em suas jornadas de transformação digital, com base na estratégia da plataforma rs.gov.br .

"Queremos ajudar os municípios a entrarem nessa jornada. Mais de 30 cidades já aderiram ao RS Digital e terão acesso a uma plataforma com todos os serviços do governo, além do direito a capacitações e linhas de crédito específicas para que possam trabalhar a digitalização de seus serviços dentro do portal do Estado", afirma Danielle.

Descomplica RS

O Gramado Summit também vai abordar o Descomplica RS. O programa trabalha com a melhoria da regulação e do ambiente de negócios, contando com uma frente de educação empreendedora. Inclui, também, o Tudo Fácil Empresas, que permite a abertura de uma nova empresa em dez minutos.

"A lógica é facilitar não só a parte digital, mas a vida como um todo da população em cada município, além de melhorar o setor produtivo", sintetiza a secretária.

Texto: Juliana Dias/Secom e Ascom SPGG
Edição: Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários