Mesmo com todos os desafios que um evento encontra ao apresentar sua edição inaugural, a estreia do Tortelaço – Festival do Tortéi somou acertos mais do que suficientes para colocá-lo de forma definitiva na programação e, sobretudo, enriquecer o repertório de atrações para quem busca vivenciar o turismo de experiência na Serra gaúcha. O evento ganhará uma segunda edição já no mês de maio e terá mais novidades,
O Tortelaço – Festival de Tortéi - retornará à cena para sua segunda edição nos dias 12 e 13 de maio deste ano, também na Via del Vino, em Bento Gonçalves. Também foram antecipadas novidades. Na próxima edição, existe a possibilidade de adesão e participação de outros estabelecimentos gastronômicos e negócios familiares na programação. O objetivo é oferecer uma maior variedade da iguaria para o público presente.
Trazendo ares de filó para a Via del Vino, no coração de Bento Gonçalves, a agenda do Tortelaço celebrou alguns dos traços mais marcantes da cultura regional, calçada no legado da colonização italiana. O primeiro, inquestionavelmente, foi a gastronomia – com todos os nuances da memória afetiva que ela carrega. Prato tradicionalíssimo na culinária local, o tortéi (preparo com massa à base de trigo, recheada com abóbora refogada e acompanhados por molhos a gosto do freguês) uniu comunidade e visitantes em torno de mesas compartilhadas em uma verdadeira vivência de integração. Nesta edição, eram quatro opções de guarnição: bolonhesa e tomate seco – os dois campeões de preferência – além de salame, manteiga com sálvia e nozes e do molho doce).
Durante a programação de sexta e sábado, foram cerca de 2,1 mil porções de tortéi comercializadas. Todas foram servidas em cumbucas sustentáveis, produzidas a partir do reuso de farelo de trigo, resultando em um utensílio que se decompõe em 45 dias, sem impacto ambiental – demonstrando que é possível, sim, agregar diversão e sustentabilidade. A harmonização da degustação do tortéi ficou por conta do produto que é, hoje, símbolo de Bento Gonçalves: o vinho de qualidade. Em dois dias, foram cerca de 3 mil doses comercializadas (entre as variedades de tinto, branco e suco de uva).
Todo esse deleite enogastronômico teve como pano de fundo o talento de aristas locais – com sete apresentações ao vivo no palco do 'Fenavinho Cultural', embalando a diversão e contagiando o público. A estimativa é de que mais de 5 mil pessoas tenham participado diretamente da programação no fim de semana. "Ficamos muito felizes pela receptividade das pessoas, tanto as que prestigiaram quanto as que acreditaram na proposta e contribuíram para a realização do Tortelaço. Essa primeira edição consolidou uma proposta que temos defendido de forma veemente: é preciso resgatar, promover e fortalecer nossos eventos, em um movimento que congregue toda microrregião. Temos, aqui, uma essência histórica e cultural rica, encantadora, que precisa ser transportada para eventos originais, que reflitam a verdade de nossa região. À medida em que o turismo de experiência prospera, também se fortalece toda cadeia produtiva, estimulando a economia e o empreendedorismo local", explica Marijane Paese, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, entidade promotora do evento.
Mín. 10° Máx. 18°