Bento Gonçalves continua demonstrando em números que está se recuperando rapidamente da crise. A Capital do Vinho completou 10 meses de geração de emprego no ano de 2018. Ao longo do ano, são mais de 1.100 novas vagas de trabalho nas empresas da cidade. Os números foram apresentados pelo Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul.
De acordo com o levantamento, no mês de Outubro foram abertos 79 postos de trabalho em Bento Gonçalves, um acréscimo de 0,20% sobre o total de empregos formais. O que chamou a atenção foi que todos os setores fecharam o mês com saldo positivo na abertura de vagas. Nesse período, os setores que mais abriram postos de trabalho foram o de Serviços, com 38 vagas abertas, seguido pelo Comércio, com 20 vínculos criados.
O saldo acumulado no ano é de 1.148 vagas abertas. Nos últimos 12 meses foram abertos 708 postos de trabalho no município, um acréscimo de 1,82%. Nesse mesmo período, os setores que mais criaram postos de trabalho foram o da Construção Civil, com 218 novas vagas, seguido pelo Comércio, com 192 novos vínculos. Os únicos setores que fecharam postos de trabalho foram o da Agropecuária e o da Extrativa Mineral, com 29 e 20 vínculos encerrados, respectivamente. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi o da Construção Civil, com um acréscimo de 11,61%.