A Associação Atlética Pé na Bola Futsal (AAPF) vai representar o município de Bento Gonçalves na Copa do Brasil de Categorias de Base de Futsal 2018, entre os dias 12 e 16 de dezembro, em Florianópolis-SC. A equipe estará participando do campeonato, que chega à sua 9ª edição, com as categorias sub-10, sub-11 e sub-15, ao lado de grandes equipes do futsal de base do Brasil.
A equipe terá a sua primeira oportunidade de disputar uma competição de nível nacional. A AAPF, que é coordenada por João Marcelo Rodrigues e que possui o comando técnico de Nórton Correia e Bernardo Marini, o qual foi auxiliar técnico de Vaner Flores no comando do BGF, terá como principal objetivo na competição oportunizar uma experiência única aos atletas em disputar uma competição de alto nível.
Na categoria sub-15, as expectativas do treinador Bernardo Marini é encerrar o ciclo do grupo de atletas, que está há anos juntos na equipe, de forma positiva. “Eles já estão conosco há vários anos e nada melhor que fazermos essa viajem e disputar uma competição de alto nível, pelo fato de eles estarem preparados. Queremos aproveitar todos esses anos de trabalho para encerrar esse ciclo da melhor forma possível”, ressalta o técnico.
Na categoria sub-10, a competição servirá como preparação para a formação da categoria sub-11 em 2019, a qual vai disputar diversas competições durante o ano. Porém, sobretudo, a equipe visa proporcionar experiência aos pequenos atletas. “Essa preparação e ter essa vivência de participar de uma competição de alto nível em uma idade mais cedo vai ajudar muito eles na vida de atleta futura e na vida como cidadãos. O sub-11, que teve bons resultados neste ano, segue a mesma linha do sub-10. Vamos tentar evoluir também e dar experiência a eles para evoluir e ter esses atletas cada vez mais preparados” comenta Bernardo Marini.
O professor ressalta que a equipe estará em busca da evolução, porém, o principal objetivo é proporcionar uma experiência única aos atletas de enfrentarem grandes equipes, inclusive de fora do Brasil, para adquirir vivência no futsal. “Claro, vamos tentar algum resultado. Sabemos das dificuldades, é uma competição de alto nível, mas a nossa ida para lá não tem como objetivo principal o resultado em quadra, mas sim oportunizar essa experiência”, explica.