O trabalho desenvolvido pelo Movimento Negro Raízes na região de Bento Gonçalves será homenageado pela Assembleia Legislativa. O grupo irá receber a Medalha e o Certificado Zumbi dos Palmares, pelas ações culturais realizadas em prol da comunidade negra. A solenidade acontece nesta quarta-feira, 21, às 14h, no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha.
Segundo o coordenador do movimento, Marcus Flávio Dutra Ribeiro, o prêmio reconhece muito mais do quê o movimento em si, pois representa o município e a comunidade negra de Bento Gonçalves, bem como outras cidades da região onde foram realizadas atividades culturais com a participação do movimento, como Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Carlos Barbosa. O Movimento Negro Raízes foi instituído em janeiro de 2018 e é coordenado Solana Côrrea, Marcus Flavio Dutra Riberio e Lisiane Pires. Tem por objetivo a difusão da causa negra e todos os temas que a orbitam, como por exemplo racismo, preconceito e intolerância religiosa, e também para enaltecer a Cultura Negra e a representatividade do homem e da mulher negra na sociedade local e regional.
Concedido anualmente, o prêmio é uma distinção concedida a entidades e/ou personalidades que promovem a valorização e o desenvolvimento da comunidade negra nas áreas cultural, social, política, esportiva e religiosa. A Comissão Julgadora do Prêmio Zumbi dos Palmares foi composta por Lilian Rocha, Raul Kroeff e Machado Carrion, Guaraci Feijó e Deoclécio de Souza. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade a indicação do Movimento Negro Raízes para receber a medalha Zumbi dos Palmares.
Agraciados com o Prêmio Zumbi dos Palmares em 2018
Área Cultural – Movimento Negro Raízes (Bento Gonçalves)
Área Social – Ruben da Silva
Área Política – Reginete Bispo
Área Esportiva – Paulo Renato da Silva (Banha)
Área Religiosa – José Luiz Almeida Rodrigues (Pai Luizinho de Ogum)