O Dia Mundial do Gato é comemorado anualmente em 17 de fevereiro.
Esta data foi criada por uma instituição italiana com o objetivo de ajudar a promover uma campanha contra os maus tratos aos gatos.
A ideia se espalhou por todo mundo. Diversas organizações não governamentais e instituições de apoio aos animais aproveitaram esta data e começaram a promover a adoção de gatos abandonados, que é outra meta essencial do dia mundial do gato.
Os felinos domésticos também têm outro dia dedicado exclusivamente para eles: 8 de agosto, conhecido como Dia Internacional do Gato.
Nessa data, criada em 2002 por iniciativa da International Fund for Animal Welfare, o objetivo é conscientizar os donos para os cuidados corretos com os seus gatos.
Entender alguns comportamentos e necessidades básicas dos gatos é um passo importante para quem deseja ser um bom dono.
Ao longo do ano, os gatinhos também são os protagonistas das seguintes datas:
Dia de Abraçar Seu Gato, 4 de junho
Dia Nacional do Gato, 29 de outubro, nos Estados Unidos
Dia Nacional do Gato Preto, 17 de novembro, também nos Estados Unidos
Mesmo não existindo um Dia do Gato oficial no Brasil, estes animais de estimação são bastante queridos pelos brasileiros.
A data no Brasil diz-se que é em 17 de fevereiro, enquanto na Europa e em várias partes do mundo é em 20 deste mesmo mês―, reza a lenda, foi instituída em homenagem ao Socks (meias, em português), gato norte-americano que viveu com a família Clinton por 20 anos e comandou a Casa Branca no período em que Bill Clinton era o presidente dos Estados Unidos.
Curiosidades de um gato?
Um gato consegue ouvir sons de alta frequência, cerca de 2 oitavas acima de qualquer humano. Um gato consegue correr a 49 km por hora, em curtas distâncias. Um gato salta 5 vezes a sua altura num único salto. Alguns gatos já sobreviveram a quedas de 20 metros, devido ao reflexo de endireitamento.
O que o gato sente quando é doado?
Graças ao vínculo estabelecido e à capacidade cognitiva que demonstram, são capazes de fixar a memória da pessoa com quem vivem e de mantê-la durante anos. É por isso que, quando são separados delas, os gatos podem sentir falta das pessoas e ser tão afectados pelo abandono.
Fala-se que os gatos são capazes de perceber boas energias e que se aproximam de pessoas que emanam essas vibrações positivas. No esoterismo, diz-se que os gatos são dotados de um sexto sentido, que afasta as más energias e protege dos espíritos ruim sendo como um talismã.
Cuide, ame não abandone seu pet.
Mín. 10° Máx. 21°