Após o anúncio oficial do técnico Carlos Moraes para o comando do Esportivo em 2019, ano do seu centenário, nomes de experientes atletas que poderão integrar o elenco alviazul para a disputa da Divisão de Acesso já são especulados. Informações preliminares dão conta que alguns atletas de renome do futebol gaúcho estariam acertando contrato com o clube para a próxima temporada. O presidente do Esportivo, Anderson Zanella, não confirmou as contratações, porém pessoas ligadas à diretoria garantem que muitas delas estão bem encaminhadas.
Entre os nomes cogitados, apenas dois deles é remanescente da temporada de 2018. O zagueiro Tiago Gasparetto e o meia Diego Torres, que atuaram no Esportivo na Divisão de Acesso deste ano, poderão novamente fazer parte do elenco alviazul em 2019. Além dele, um velho conhecido do torcedor poderá retornar à Montanha dos Vinhedos. Trata-se do experiente atacante Zulu, de 35 anos, o qual fez parte do elenco do Esportivo em 2017. O centroavante atuou no Brasiliense nesta temporada.
Outros três nomes também são especulados para fazerem parte do grupo de atletas do Esportivo para a próxima temporada. São eles o lateral Xaro, de 31 anos, que estava no Novo Hamburgo disputando a Série D do Campeonato Brasileiro, o meia Willian Koslowski, de 34 anos, que atuou pelo Cruzeiro-RS em 2018, e o experiente meia Athos, de 38 anos, ex-Veranópolis e Carlos Renaux.
Para o departamento de futebol, o zagueiro Fernando Cardozo vai pendurar as chuteiras para assumir o cargo de gerente executivo do clube. Cardozo possui uma vasta experiência no futebol gaúcho, se tornando ídolo do Brasil de Pelotas, onde atuou por quatro anos. No Esportivo, o defensor integrou o elenco alviazul nas últimas duas temporadas disputando a Divisão de Acesso.