Com o cenário eleitoral definido e a expectativa de que R$ 13,7 bilhões sejam injetados na economia do RS a partir do pagamento do 13º salário, os supermercados gaúchos já iniciaram a preparação de suas lojas para a chegada daquele que tradicionalmente é o melhor período de vendas do ano, as festas de Natal e Ano-Novo. Para entender as expectativas de vendas dos supermercadistas e a intenção de compras dos gaúchos para as festividades, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) encomendou estudo ao Instituto Segmento Pesquisas, que ouviu 20 empresários do setor e 200 consumidores de ambos os sexos, e de diferentes classes sociais e faixas etárias em todo o RS. Os resultados do levantamento, divulgado nesta terça-feira (6) pelo presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, mostram que 92,3% dos consumidores gaúchos pretendem realizar compras em supermercados para as festas de fim de ano, o que impulsiona uma projeção otimista de crescimento de 3,6% nas vendas do setor, na comparação com o Natal e Ano-Novo de 2017. Segundo Longo, os caixas dos supermercados deverão absorver cerca de 20% (ou R$ 2,7 bilhões) do 13º dos gaúchos, sobretudo em compras de itens típicos para as festas, como aves natalinas, bombons, espumantes, lentilha, bebidas e presentes.
Os números da pesquisa indicam uma pequena retomada do setor supermercadista nas vendas e apontam, ainda, que os preços de produtos típicos de Natal e Ano-Novo estarão em média 0,9% superiores aos praticados nas festas do ano passado. “Percebemos um clima crescente de compartilhamento entre familiares e amigos, que buscam cada vez mais reuniões e confraternizações em grupos nas ceias de Natal e Réveillon, dividindo custos e garantindo uma grande festa”, detalha Longo. Segundo os números do Instituto Segmento, cada gaúcho vai presentear em média 6 pessoas do seu convívio, oportunizando ao varejo a comercialização de produtos mais acessíveis. “Quanto maior é o número de pessoas presenteadas, mais cresce a procura por presentes mais baratos. Neste cenário, os supermercados ganham a preferência, por oportunizarem conveniência, facilidade de pagamento e opções de presentes com menor preço”, sublinha o presidente da Agas. De acordo com a pesquisa, 90% dos supermercadistas ouvidos pelo Instituto Segmento vão fazer algum tipo de promoção no período de festas.
Calendário é favorável para o varejo – O setor supermercadista gaúcho terá o calendário a seu favor para alavancar as vendas em dezembro de 2018: além de contar com cinco sábados e cinco domingos, ampliando o número de finais de semana para que os consumidores façam suas compras para as festas, a ocorrência da véspera de Natal (dia 24/12) em uma segunda-feira vai garantir três dias de grande movimento nos supermercados. “Os consumidores terão sábado, domingo e segunda para garantirem suas compras, ampliando em um dia o leque de compras de última hora. Isso ocasionará um número maior de visitas ao ponto de venda e, consequentemente, melhores vendas para o setor”, antecipa Longo.
O estudo do Instituto Segmento mostra ainda que as famílias gaúchas vão gastar, em média, R$ 330,59 em alimentos para as festas. Os campeões de preferência nas datas festivas seguem, para os gaúchos, os mesmos: na ceia natalina, o produto apontado pelos gaúchos como aquele que não pode faltar é o peru/chester, enquanto no Réveillon é a lentilha:
O que não pode faltar no Natal | Total (%) |
| O que não pode faltar no Ano-Novo | Total (%) |
Peru/Chester/Pernil | 13,8 |
| Lentilha | 25,5 |
Presentes | 9,8 |
| Churrasco | 13,4 |
Panetone | 6,8 |
| Espumante | 11,5 |
Ceia | 6,0 |
| Carne Suína | 9,6 |
Churrasco | 6,0 |
| Bebidas alcoólicas | 8,3 |
Frutas | 5,3 |
| Frutas | 3,2 |
Vendas de “não alimentos” vão movimentar as lojas – Categorizados pelos supermercados como “não alimentos”, produtos como brinquedos, eletrodomésticos e itens de bazar estão entre aqueles que são apontados como mais promissores, em vendas, pelos supermercadistas. O presidente da Agas destaca, ainda, que itens buscados pelos clientes para facilitar a confraternização em grupos também terão relevância. “O setor aumentou os estoques de cadeiras de praia, barracas, coolers e outros itens de convivência”, relata. Chamam a atenção as projeções de boas vendas também em cervejas (+4,8%) e de carnes bovinas (+4,7%).
Com relação aos preços, três categorias de produtos terão baixas de valores na comparação com o ano passado: produtos alimentícios em geral, peixes e bebidas destiladas. Confira o quadro geral:
Produto | Variação de preço (%) | Expectativa crescimento de vendas (%) |
Brinquedos | 7,5 | 7,7 |
Produtos Alimentícios | -0,3 | 1,4 |
Panetones | 1,6 | 3,7 |
Bombons | 1,4 | 3,6 |
Peixes/ Bacalhau | -0,2 | 0,2 |
Perus/ Chesters/ Pernis | 2,0 | 3,0 |
Carnes Bovinas | 1,0 | 4,7 |
Carnes Suínas | 1,7 | 3,3 |
Refrigerantes | 1,4 | 5,2 |
Cerveja | 1,4 | 4,8 |
Vinhos Nacionais | 0,0 | 0,2 |
Vinhos Importados | 0,1 | 0,3 |
Bebidas Destiladas | -0,4 | 0,2 |
Espumantes/ Champanhas | 0,9 | 3,0 |
Especiarias | 0,5 | 4,0 |
Roupas | 0,0 | 0,0 |
Presentes para a Família | 0,5 | 0,3 |
Artigos de Bazar | 0,3 | -0,3 |
Enfeites para Decoração de Natal | 0,0 | 0,0 |
Eletrodomésticos | 0,0 | 15,0 |
Eletroeletrônicos | 0,0 | 15,0 |
MÉDIA DAS FESTAS | 0,9% | 3,6% |
O que os supermercados esperam dos produtos tradicionais:
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