No dia 1º de setembro, ocorreu na Fundação Casa das Artes, o segundo encontro do Curso de Primeiros Socorros promovido pela Secretaria de Educação, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil. O primeiro encontro ocorreu no dia 4 de agosto.
O curso, que formou 900 profissionais, capacitou corpo diretivo, funcionários e equipes das Escolas Infantis da rede municipal de ensino. No primeiro momento, a equipe do SAMU palestrou sobre acidentes domésticos, queimaduras, luxações e fraturas ósseas. Após, a equipe dos Bombeiros palestraram sobre qual é a forma adequada de acionar os Bombeiros, conscientização em relação aos trotes e como atuar quando o aluno se engasgar ou ter uma parada cardíaca. No segundo momento, o público presente, separados em grupos, colocou em prática de como agir nos casos citados.
As 19 Escolas Infantis da Rede Municipal de Ensino tiveram um aprendizado das noções básicas, possibilitando assistência imediata e de como aplicar corretamente os primeiros socorros para cada tipo de acidente até a chegada do profissional, evitando o agravamento do quadro do (a) aluno (a) o (a) qual se encontra.
De acordo com a diretora da EMI Espaço dos Sonhos, Neusa Bottega, “acreditamos ser de suma importância para a área da Educação, pois trabalhamos com crianças de 4 meses a 5 anos. Nesta faixa etária as crianças estão na fase da descoberta, tudo é novidade, sendo suscetíveis a incidentes. O curso vem de encontro com as situações que vivenciamos no cotidiano”.
A secretaria de Educação, Iraci Luchese Vasques, destaca que o aprendizado foi além das expectativas, “foi uma ação que nos deixou impressionados pela satisfação e receptividade das comunidades escolares, bem como, de empresas locais que buscaram vagas para participação de funcionários. Foram muitas as manifestações de satisfação com a aprendizagem das técnicas de emergência, as quais todos podemos aplicar em diferentes momentos, como no trabalho, na rua ou em nossa casa.”
O major Sandro Gonçalves ressalta que “para o Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves foi fundamental participar com a SMED. É importante o professor que está na escola dar uma resposta rápida e auxiliar a minimizar os acontecimentos de um mal súbito que pode acometer uma criança. Essa qualificação traz um espírito colaborativo que visa o atendimento imediato”, concluí.