O Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado nesta segunda-feira, 3 de setembro, pelo Ministério da Educação revela que Bento Gonçalves registrou desempenho acima da média Nacional e Estadual nos anos iniciais, sendo o primeiro dos municípios acima de 100 mil habitantes do RS. Apesar deste resultado, o desempenho nas séries finais ainda é considerado preocupante. Individualmente, algumas escolas da rede municipal superaram a média estadual e nacional com folga.
Em 2017, a rede pública de Bento Gonçalves obteve média de 6,4 nas séries iniciais, superando a média Nacional de 5,1. Quanto aos anos finais, a média ficou em 4,9, pouco abaixo da meta Estadual de 5,1, mas acima da média Nacional de 4,6. Já o Ensino Médio conquistou 4,9.
Com a maior nota do Município a diretora, Edna Lúcia Martins de Souza Freire, da Escola de Ensino Fundamental Professora Vânia Medeiros Mincarone ressalta que o índice 7,6 foi conquistado pelo trabalho conjunto da equipe, alunos e familiares. “Nós valorizamos o dia a dia, o conteúdo, participamos de projetos das secretarias e os alunos têm reforço nos estudos. Temos todo o cuidado para que esse aluno entenda o que está sendo passado, acho que isso faz com que tenhamos nos anos iniciais essa boa nota”, pontuou.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
Estabelecer rotina, oferecer conteúdo diferenciado, salas temáticas e envolver o aluno com o ensino. Com esse objetivo foi inaugurada em 2014 a Escola Municipal de Tempo Integral São Roque - Professora Nilza Côvolo Kratz, pioneira no formato no Município. Através de seus 28 componentes curriculares ela busca integrar as diferentes áreas do conhecimento, compartilhando, agregando e possibilitando as mais diversificadas experiências do saber.
A escola conquistou índice 7.0. “Entendemos que a parceria e o comprometimento entre todos os profissionais envolvidos no processo educativo são capazes de trazer bons resultados, bem como uma parceria efetiva com a família”, ressalta a supervisora pedagógica da Escola, Jaqueline Siviero Karkaba. Entre as escolas municipais, também, tiveram destaque a Escola de Ensino Fundamental Ernesto Dorneles, com 7.0, e Escola de Ensino Médio Alfredo Aveline, com 7,1.
A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, comemorou o bom resultado do Município. “Ficamos satisfeitos com o resultado do IDEB, principalmente pelos anos iniciais, o que demonstra a qualidade de Ensino do Município. Nossa preocupação ainda são os anos finais, que apresentaram notas baixas em todo país, temos que projetar ações para que possamos nos próximos anos fazer esse índice crescer ainda mais”, destacou.
O Ideb é composto pela taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho em exames de língua portuguesa e matemática do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicados pelo Inep. O índice é medido em uma escala que vai de zero a dez.