Era questão de tempo até as casas de apostas invadirem os comerciais da TV, e as camisas dos times brasileiros, pois se tem um povo apaixonado por esportes, especialmente por futebol, este é o povo brasileiro. Com um mercado tão amplo a ser explorado, as casas de apostas não perderam tempo e já dominam os patrocínios nas camisas dos times de futebol, tendo até camarote próprio dentro dos estádios brasileiros.
Esta não é uma prática incomum, já que em países onde as apostas esportivas são regulamentadas as apostas esportivas são feitas livremente, gerando empregos e renda para milhares de pessoas. Na Inglaterra, por exemplo, tem até estádio de futebol com nome de casa de apostas, o Bet365 Stadium, estádio do Stoke City, time que jogou por muito tempo na Premier League, e agora está disputando a segunda divisão inglesa. A Premier League é um ótimo exemplo de como uma liga grande pode ser dominada pelas empresas de apostas online. Vamos ver quais são as empresas de apostas que patrocinam cada um dos clubes ingleses que disputam a Premier League:
> Arsenal: Sportsbet.io
> Aston Villa: 32Red
> Bournemouth: Quinnbet
> Brentford: Hollywoodbets
> Brighton: Betway
> Chelsea: Parimatch
> Crystal Palace: não tem
> Everton: não tem
> Fulham: W88
> Leeds: SBOTOP e Bet365
> Leicester: W88 e LoveBet
> Liverpool: não tem
> Manchester City: não tem
> Newcastle; Fun88
> Nottingham: 888 Sport
> Southampton: Sportsbet.io
> Tottenham: Fun88
> West Ham: Betway
> Wolves: 12Bet
Como você pode ver, apenas quatro entre todos os times da Premier League não têm patrocínio ou parceria com alguma casa de apostas, e isso mostra o quanto a Inglaterra é receptiva com este tipo de investimento. A maioria dessas casas não estão disponíveis para apostadores brasileiros, mas algumas como a Betway e Sportsbet.io você pode apostar no país.
Aqui no Brasil não é diferente, e as casas de apostas se revezam para patrocinar os clubes brasileiros, aproveitando a recente expansão no mercado. Há poucos anos víamos o marketing das casas de apostas de forma muito tímida por aqui, com algumas inserções apenas na TV fechada, pois encontraram muita resistência das TVs. A propaganda da Sportingbet com o humorista Marco Luque e seu personagem “Silas Simplesmente” já viraram um clássico retrô, pois hoje em dia há comerciais a todo momento nas tvs fechadas e abertas. E cada vez mais se torna possível ganhar com esses sites.
Confira aqui como ganhar dinheiro na bet365.
As camisas dos clubes brasileiros refletem esta tendência, com todos os 20 times da primeira divisão patrocinando os clubes da elite brasileira. Apenas o Palmeiras não era patrocinado por nenhuma casa de apostas, mas o clube fechou patrocínio com a Betfair. Vamos ver quais são as casas de apostas que patrocinam nossos clubes na primeira divisão do Brasileirão:
Betano: Atlético Mineiro e Fluminense;
Sportsbet.io: São Paulo
Betfair: Palmeiras
Amuleto Bet: Atlético-GO
Betsson: Athletico-PR
PixBet: Flamengo, América-MG, Goiás, Santos, Avaí e Juventude
Blaze: Botafogo
Galera.bet: Corinthians
BetPix365: Red Bull Bragantino
Estrela Bet: Internacional
Betcris: Fortaleza e Ceará
Dafabet: Coritiba
Luck Sports: Cuiabá
Nesta lista você pode perceber que a PixBet investiu uma verdadeira fortuna em marketing para estampar as camisas dos clubes, patrocinando seis equipes ao mesmo tempo, algo impensável há pouco tempo. Além dos times da primeira divisão, a PixBet ainda patrocina o Guarani, Cruzeiro, Vasco, Ituano, Ponte Preta e o Serra Branca (ES). Com o acesso de Vasco e Cruzeiro, o número deve se manter o mesmo na primeira divisão, já que o descenso de Juventude e Avaí é quase certo. É interessante notar também que a Betcris patrocina os dois clubes do Ceará, monopolizando as atenções naquele Estado, algo que a PixBet também fez em Campinas, patrocinando Guarani e Ponte Preta.
A regulamentação das apostas esportivas no Brasil provavelmente vai impor algumas regras ao marketing do futebol brasil, e situações como a da PixBet devem ser regulamentadas, pois há muito medo de que esse tipo de situação leve a manipulação de resultados. Em países como Alemanha, Itália e Espanha, já há movimentos contra a propaganda de casas de apostas nas camisas de times da primeira divisão dos campeonatos nacionais. O mesmo pode acontecer na Inglaterra e no Brasil em breve, mas ainda não houve movimentos neste sentido.
Um relatório recente no futebol europeu apontou 84 jogos com suspeita de manipulação de resultados em diversos países, e isso sempre tem relação com casas de apostas, sendo 26 em ligas de alto nível, o que gerou ainda mais preocupação por parte das autoridades competentes.