A primeira pesquisa Ibope após o início oficial da disputa eleitoral mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente entre os eleitores do Rio Grande do Sul. O petista aparece com 32% e é seguido por Jair Bolsonaro (PSL), que tem 20%. Nenhum dos outros 11 concorrentes alcança dois dígitos no levantamento.
Na pesquisa, Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) chegam a 6%. O instituto também testou o nome do provável substituto de Lula, em caso de impugnação pela Justiça Eleitoral. Fernando Haddad (PT) aparece em quinto lugar, com 4%, e a liderança passa a ser de Jair Bolsonaro, com 23%.
Lula obtém melhores resultados entre os eleitores do RS com escolaridade até a 4ª série do Fundamental (38%) e com renda familiar de até dois salários mínimos (38%). Bolsonaro tem melhor desempenho entre aqueles com renda familiar acima de cinco salários mínimos (29%) e no eleitorado mais jovem, de 16 a 24 anos (29%).
Quem mais ganha com a saída de Lula, no momento, é Marina Silva. Com ele candidato, Marina só tem 6%, mesmo índice de Ciro Gomes e um ponto a mais do que Geraldo Alckmin. Sem Lula, Marina pula para 13%. Ciro vai de 6% para 9% e Alckmin chega a 7%. Henrique Meirelles não passa de 1%.
Confira os números da pesquisa: