
O empresário e pesquisador bento-gonçalvense Rinaldo Dal Pizzol foi homenageado com a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta insígnia concedida pelo parlamento gaúcho. A honraria foi recebida nesta terça-feira, 5 de julho, durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa.
A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Sergio Turra (PP). Natural de Bento Gonçalves e economista por formação, Dal Pizzol dirige empresas do setor desde 1960. Presidiu a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), foi vice-presidente da Festa Nacional do Vinho, em Bento Gonçalves, e da Festa Nacional do Champanhe, em Garibaldi. Atua como consultor de empresas no Brasil e no exterior e é diretor da Dal Pizzol Vinhos Finos.
O bento-gonçalvense é um dos autores da obra Memórias do Vinho Gaúcho, a mais completa referência sobre a Vitivinicultura Gaúcha, com Sérgio Inglez de Souza, e do livro Paisagem do Vinhedo Rio-Grandense, em parceria com o antropólogo espanhol Luiz Vicente Elias Pastor. “O trabalho de Rinaldo Dal Pizzol como estudioso da nossa vitivinicultura convergiu para a criação do Instituto Dal Pizzol, ao qual está ligado o Ecomuseu da Cultura do Vinho, que abriga o Vinhedo do Mundo, uma das maiores coleções privadas de videiras das Américas, com cerca de 400 variedades diferentes, oriundas de cinco continentes e 30 países”, destacou o deputado Sergio Turra.
Também se manifestaram, por meio de apartes, os deputados Frederico Antunes (PP), Ronaldo Santini (PTB), Zilá Breintenbach (PSDB), Adão Villaverde (PT), Vilmar Zanchin (PMDB), Vinícius Ribeiro (PDT), Elton Weber (PSB) e Missionário Volnei (PSC).