O governo do Rio Grande do Sul será disputado entre Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) no segundo turno, no dia 30 de outubro. O candidato do partido do atual presidente Jair Bolsonaro liderou o primeiro turno com 37,50% dos votos válidos (2.382.026). A segunda posição teve disputa acirrada entre Leite e Edegar Pretto (PT), a qual foi definida apenas com as urnas 100% apuradas.
O ex-governador do Rio Grande do Sul teve 26,81% dos votos (1.702.815), enquanto o candidato do Partido dos Trabalhadores obteve 26,77% (1.700.374). A diferença entre os candidatos foi de apenas 2.491 votos. Os resultados do primeiro turno contrariaram as pesquisas realizadas semanas antes do pleito eleitoral.
No Senado, Hamilton Mourão (PL), ex-presidente de Jair Bolsonaro, foi eleito com 44,11% dos votos. Os candidatos Olívio Dutra (PT), com 37,85% dos votos válidos, e Ana Amélia (PSD), com 16,44%, ficaram para trás na disputa pela vaga no Senado.
O segundo turno ocorre no dia 30 de outubro. Nos próximos dias, os candidatos que não alcançaram o segundo turno devem anunciar apoio para um dos candidatos que seguem pleiteando pelo cargo de governador do Estado para os próximos quatro anos.