O Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul homenageou na noite da terça, 3 de julho, pessoas e instituições que marcaram e que marcam a cultura e o folclore no estado. O evento ocorreu no Foyer do Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Entre os homenageados estava o empresário Tarcísio Michelon.
Pioneiro no desenvolvimento do turismo em Bento Gonçalves, com o Hotel Dall'Onder e as diversas atividades no distrito de São Pedro, Michelon também foi um incentivador da arte e da cultura na Capital do Vinho. Ele criou o Instituto Tarcísio Michelon, que fomentou a arte e a música para centenas de crianças, onde foi formado um coral e uma orquestra.
Além disso, o empresário também promoveu eventos como o Simpósio Internacional de Escultores, onde artistas de diversos países criavam obras em basalto, a pedra típica da região. Michelon ainda foi presidente da Fenavinho, que por muito tempo foi a principal festa da cidade, por vários anos.
A homenagem do Conselho Estadual de Cultura foi pelo incentivo dado por ele na área de Artes Visuais. "Estamos muito felizes e agradecidos com a presença de tantas personalidades que dedicam-se à arte e a cultura, assim como seus amigos e familiares. Precisamos render homenagem a quem está aqui e também a quem já partiu, mas sempre teve o incentivo à Cultura como uma de suas prioridades" - disse Marco Aurélio Avila, presidente do Conselho Estadual de Cultura.