
Depois de mais de dois anos da destinação de uma emenda federal para a construção de um totem temático na entrada do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, a empresa que executaria a obra desistiu do projeto. Mesmo que o recurso, no total de R$ 250 mil, tenha sido repassado ainda em 2020, a assinatura do contrato com a Construtora Jodeal Ltda. ocorreu apenas em janeiro deste ano – no último dia 1º de julho, contudo, a prefeitura informou a rescisão em publicação no Diário Oficial.
Segundo a Associação de Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), "a construção de um pórtico que demarcasse o acesso principal ao Vale dos Vinhedos é um dos projetos mais antigos dos empreendedores da região, citado na ata de fundação da Aprovale em 1995". Entretanto, ainda conforme a entidade, "sob orientações do Daer, que não permite edificações na área de domínio para segurança de motoristas e pedestres, o projeto inicial de pórtico foi transformado em totem turístico, e cumprirá o objetivo de demarcar o início do roteiro".
A estrutura seria erguida junto ao km 13 da ERS-444. A proposta previa também um recuo para parada de veículos e iluminação, possibilitando que o turista estacione com segurança para fotografar o local e consultar o mapa instalado junto ao totem.
Ainda não há definição de quando será lançada uma nova licitação.