Sábado, 25 de Junho de 2022
16°

Pancada de chuva

Bento Gonçalves - RS

Assistência Social Livros

Projeto que incentiva a leitura retorna a comunidade bento-gonçalvense

O Balaio Literário tem como objetivo criar uma ponte entre os livros e os moradores que frequentam os locais de saúde pública como no PA, ESFs e UBSs, bem como, nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

17/05/2022 às 09h35
Por: Renata Oliveira Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Compartilhe:
Os balaios são cestos de vime, trançados à mão, contendo 40 obras de leitura rápida, desde gibis até romances, passando por artigos, crônicas, contos, entre outro. Crédito: Divulgação/Biblioteca Pública Castro Alves
Os balaios são cestos de vime, trançados à mão, contendo 40 obras de leitura rápida, desde gibis até romances, passando por artigos, crônicas, contos, entre outro. Crédito: Divulgação/Biblioteca Pública Castro Alves

Após dois anos sem a atividade, devido a pandemia, a Biblioteca Pública Castro Alves retornou com o projeto Balaio Literário na última sexta-feira, 13 de maio.

O Balaio Literário tem o objetivo de criar um espaço de acesso nos locais de saúde pública como no PA, ESFs e UBSs, para as pessoas que os frequenta, bem como, nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). 

Os balaios são cestos de vime, trançados à mão, contendo 40 obras de leitura rápida, desde gibis até romances, passando por artigos, crônicas, contos, entre outro. Sem mexer no atual acervo, a Biblioteca usou as inúmeras doações recebidas para reforçar o projeto disponibilizando 880 livros em 22 espaços públicos de saúde.

De acordo com a bibliotecária Paula Porto, “o projeto busca democratizar o acesso dos bento-gonçalvences à literatura em seu cotidiano. Os leitores são incentivados a ler aguardando uma consulta, ou se quiserem levar para casa o livro, e devolve-lo na próxima visita a uma UBS. Os materiais serão revisados e uma manutenção será feita a cada três meses para cada balaio”.

O Secretário de Cultura Evandro Soares ressalta que “a escolha dos balaios foi uma forma de aproximar os moradores da Capital do Vinho da literatura utilizando um símbolo da colheita, neste caso, literária. É uma forma de estimular o hábito à leitura promovendo e acessibilizando o livro, como se fosse uma biblioteca itinerante: a pessoa retira o livro em um espaço de saúde e depois o devolve para o mesmo local”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 21h57 - Fonte: ClimaTempo
16°
Pancada de chuva

Mín. 14° Máx. 19°

Dom 18°C 7°C
Seg 19°C 9°C
Ter 22°C 10°C
Qua 18°C 7°C
Qui °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete