Os pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram uma boa notícia nesta semana, após vários dias de martírio. A Prefeitura de Bento Gonçalves comprou nesta semana mais 10 leitos direcionados para o SUS no Hospital Tacchini. Agora, a casa de saúde disponibiliza 70 leitos para os pacientes que necesitarem.
A medida foi tomada após o Programa Ponto & Vírgula trazer a denúncia de que pelo menos 15 pacientes estavam agonizando internados na UPA 24 Horas há mais de 10 dias, esperando por um leito do hospital. Entre elas estava a aposentada Maria Jureni da Silva Oliveira, de 72 anos. Ela enfrenta um estágio avançado de câncer de mama e era mantida na UPA apenas com medicamentos para aliviar a dor desde o dia 24 de abril. Felizmente, após a exibição do programa, em que o caso foi denunciado, a aposentada conseguiu um leito no hospital e já recebe atendimento desde a sexta-feira, 6 de maio.
A partir da compra de novos leitos, nesta quarta-feira, 11 de maio, o Hospital Tacchini viabilizou a abertura de 10 novos leitos de internação em sua estrutura, que servirão para atender a crescente demanda de pacientes SUS encaminhados pelo poder público. A intenção da iniciativa, realizada em parceria com o poder público, é diminuir e até mesmo eliminar o tempo de espera por internação, situação registrada com maior frequência nos últimos 30 dias.
O novo espaço está localizado ao lado do Pronto Socorro da instituição, onde durante os períodos mais críticos da pandemia funcionou uma unidade de UTI Mista. O local ficará ativo no mínimo pelos próximos 3 meses, mas deverá funcionar enquanto houver demanda. “Há quase 100 anos, o Tacchini tem como compromisso ajudar a cuidar da saúde da comunidade e, ao longo do tempo, temos feito isso de várias formas. Vamos continuar fazendo tudo que estiver ao nosso alcance para garantir o melhor atendimento possível a todos”, descreve a médica Roberta Paulikevis Vilas Boas, diretora de divisão hospitalar do Tacchini Sistema de Saúde.