Bento Gonçalves começa o ano de 2018 dando sinais de que a crise está ficando mesmo em 2017. E as primeiras impressões da retomada do crescimento passam pela geração de emprego. A Capital do Vinho fechou o segundo mês consecutivo com saldo positivo no que diz respeito ao número de vagas abertas nas empresas da cidade. Os setores da Indústria e de Serviços foram os que mais abriram postos de trabalho neste início de ano.
No mês de Fevereiro foram abertos 229 postos de trabalho em Bento Gonçalves, um acréscimo de 0,59% sobre o total de empregos formais. Nesse período, os setores que mais abriram postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação, com 82 novas vagas, seguido pelos Serviços , com 59 vínculos abertos. Até mesmo o Comércio, setor que vinha com saldos negativos nos últimos meses, fechou fevereiro com saldo positivo de 41 vagas abertas.
Os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Extrativa Mineral e o da Agropecuária , com 3 vínculos encerrados cada. O saldo acumulado no ano é de 799 vagas abertas. Nos últimos 12 meses foram abertos 148 postos de trabalho no município, um acréscimo de 0,38%. Nesse mesmo período, os setores que mais criaram postos de trabalho foram o de Serviços , com 63 novas vagas, seguido pela Construção Civil , com 56 novos vínculos. Os únicos setores que fecharam postos de trabalho foram o da Agropecuária e o de Serviços Industriais de Utilidade Pública , com 18 e 4 vínculos encerrados, respectivamente. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi o da Extrativa Mineral , com um acréscimo de 4,59%.