O lançamento da Wine South America, a Feira Internacional de Vinhos, em Bento Gonçalves na noite desta sexta-feira, 2 de março, marca um novo momento do setor vitivinícola da Serra Gaúcha. A feira, que acontece entre os dias 26 e 29 de setembro, vai receber a atenção do mercado internacional e virou o principal centro de negócios do setor no país, após o anúncio do cancelamento da Expovinis - Salão Internacional do Vinho - em São Paulo.
A chegada da Wine South America – Feira Internacional do Vinho – contou com a presença do governador José Ivo Sartori, secretário estadual do Desenvolvimento, Evandro Fontana, os prefeitos de Bento Gonçalves, Guaporé e Garibaldi, o diretor da Milanez & Milaneze, Alberto Piz, o presidente do Grupo Veronafiere, Maurizio Danese, o embaixador da Itália, Antônio Bernardini, o cônsul italiano, Nicola Ochipint, e o presidente da Câmara de Vereadores, Moises Scussel Neto, além dos deputados federais Mauro Pereira (PMDB), e Afonso Hann (Progressistas) e representantes do setor vinícola. Recentemente, foi anunciado o cancelamento da Expovinis, Salão Internacional do Vinho em São Paulo, fazendo com que as atenções do mercado internacional se voltem inteiramente para Bento Gonçalves no mês de setembro . Idealizada para promover o consumo e a comercialização dos produtos e serviços da indústria vitivinícola brasileira e latino-americana, o encontro tem foco específico no fomento aos negócios. O objetivo é fazer com que, a partir da primeira edição da Wine South America, o vinho brasileiro passe a ser visto em um outro nível pelo mercado estrangeiro, principalmente o europeu.
Com a expertise de quem realiza várias feiras vinícolas ao redor do mundo, o Grupo Veronafiere mostrou na noite desta sexta-feira, 2, que está levando muito a sério o próposito de desenvolver o vinho brasileiro no mercado internacional. Tanto é que a expectativa com a Wine South America 2018 é reunir pelo menos 10 mil visitantes (importadores, distribuidores, profissionais da área, apreciadores, consumidores, pesquisadores e estudantes) e 250 expositores, entre empresas produtoras nacionais e internacionais de vinho, fabricantes de máquinas e equipamentos, prestadoras de serviços e fabricantes de acessórios para o segmento. A feira vai abrir espaço, ainda, para os produtores de café, cachaças e destilados, e azeites de oliva.
O documento que confirma a realização da Wine South America foi assinado pelo diretor da Milanez & Milaneze, Alberto Piz, pelo presidente da Fundaparque, Silvio Sandrin, e pelo presidente do Ibravin, Oscar Ló. O governador José Ivo Sartori fez questão de participar do lançamento da feira, mesmo não podendo ficar para o restante da solenidade. Ele destacou que é um orgulho receber essa importante feira no Rio Grande do Sul. Isso mostra a valorização do trabalho realizado e da qualidade do produto feito na Serra Gaúcha.
Dia do Enoturismo
Durante o evento, o prefeito Guilherme Pasin recebeu da assessoria do deputado estadual Frederico Antunes (Progressistas) a informação que será incluído no Calendário de Eventos do Estado, o Dia Estadual do Enoturismo. O evento será celebrado no segundo domingo de novembro.