Após se tornar dúvida para 2018, o Bento Gonçalves Futsal (BGF) vai disputar a Liga Gaúcha de Futsal, visando dar prosseguimento aos trabalhos dentro de quadra da equipe. Com a aprovação do projeto de alto-rendimento junto ao Pró-Esporte "Bento Gonçalves Futsal é Série Ouro", o clube conseguirá o aporte financeiro necessário para atuar mais uma vez na elite do futsal gaúcho.
Assolado pelas dificuldades financeiras no ano passado, o BGF corria o risco de fechar as portas do departamento profissional em 2018. A alternativa da direção foi promover no clube um projeto junto ao Pró-Esporte para construir os pilares para dar sequência ao trabalho da equipe bento-gonçalvense no futsal profissional. Com o projeto aprovado, o clube já inicou o seu planejamento para a atual temporada e já está arrecadando recursos para a formação do elenco.
A diretoria está contatando atletas para integrarem o grupo para a disputa da Liga Gaúcha. O técnico Vaner Flores, que encerrou seu contrato no final de 2017, é o principal nome cotado para assumir mais uma vez o clube na competição estadual. Segundo o treinador, a direção e ele já estão em negociação para assinar o contrato para 2018. Caso Vaner Flores comande mais uma vez o clube, o treinador também será responsável pela coordenação da base do BGF.