É de Bento Gonçalves o novo secretário estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. O coronel aposentado da Brigada Militar (BM) Vanius Cesar Santarosa foi o escolhido pelo governador Ranolfo Vieira Junior para assumir o comando da pasta. Ele foi apresentado no início da tarde deste domingo, 3 de abril.
Vanius Santarosa foi comandante da Brigada Militar entre maio de 2021 e fevereiro deste ano, quando completou o tempo limite de 35 anos de serviço. Santarosa ocupa a função deixada por Ranolfo, que era secretário da Segurança Pública até a última quinta-feira (31). Ele teve de sair do posto para assumir o governo do Estado no lugar de Eduardo Leite, que renunciou ao mandato para se colocar à disposição do PSDB na disputa ao Planalto.
O secretário-adjunto de Segurança será o delegado Heraldo Chaves Guerreiro, natural de Mostardas e ex-chefe do Departamento de Polícia do Interior (DPI). O atual adjunto da Secretaria de Segurança Pública (SSP), coronel da reserva Marcelo Frota, foi convidado para exercer outra função. "O critério para a escolha é o currículo deles", justificou o governador.
Ranolfo destacou que a escolha de um nome da Brigada Militar e outro da Polícia Civil para comandar a SSP tem como objetivo prosseguir com a integração entre as forças de segurança do Estado. Santarosa afirmou que irá manter o trabalho que é executado pela Secretaria desde janeiro de 2019. Outro anúncio deste domingo é que o delegado Antônio Padilha, responsável pelo Programa RS Seguro, passará a responder diretamente ao gabinete do governador.
O governador ainda mantém o mistério sobre os nomes dos novos secretários que irão assumir os cargos no governo. A cerimônia de posse conjunta está prevista para esta segunda-feira (4), às 17h. Ao lado do secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e do líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes (PP), ele disse que os nomes já foram definidos, mas ainda aguarda respostas dos indicados e espera anunciar todos de uma vez só.