Os 76 funcionários da empresa S&N Engenharia e Construções, que era a responsável pela construção do novo Moinho da empresa Isabela, foram dispensados de suas funções e não receberam o salário do mês de dezembro até o momento. Também não foi definido quando será feita a rescisão de contrato dos mesmos e quem irá realizar o seu pagamento.
Uma parte dos funcionários se reuniu na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom-BG) para buscar auxílio da entidade na questão. Segundo o vice-presidente do sindicato, Ivo Wailatti, os funcionários voltaram das férias no dia 8 de janeiro e trabalharam apenas meio turno. Eles receberam uma carta assinada pelo diretor de operações da S&N Engenharia, Juliano de Assis Nogueira, informando que o contrato de prestação de serviços seria rescindido, sendo que os trabalhadores deveriam voltar a suas casas e esperar para receber os valores a que tinham direito.
Porém, passados mais de uma semana, ninguém da S&N Engenharia fez contato com os trabalhadores. O Sitracom fez contato com a empresa, que havia garantido o pagamento do salário dos 76 funcionários na sexta-feira, 12, o que não aconteceu. Wailatti explica que durante a semana, houve um jogo de empurra de responsabilidades entre a S&N Engenharia e a M.Dias Branco. Ninguém assumiu quem pagaria os valores devidos aos trabalhadores, uma vez que se a empresa terceirizada não faz o acerto, a Isabela teria que se responsabilizar pelos pagamentos.“Tentamos contato com as duas empresas, porém, só nos enrolaram”, destaca o vice-presidente do Sitracom.
A reportagem do NB fez contato com as duas empresas e também não obteve respostas. Na M. Dias Branco/Isabela os diretores falaram que não poderiam comentar o que estava acontecendo, mas que a assessoria jurídica da empresa entraria em contato. A reportagem esperou desde a quinta-feira, 18, mas nenhum contato foi feito por parte da M. Dias Branco.
O mesmo aconteceu com a empresa S&N Engenharia e Construções. A reportagem do NB fez contato com a empresa ainda na quinta-feira, 18, e foi solicitado o envio das perguntas por e-mail. Porém, nenhuma resposta aos questionamentos foi enviada pela empresa.
Nova reunião nesta segunda-feira no Sitracom-BG
Os trabalhadores da S&N Engenharia e Construções voltam a se reunir no Sitracom na manhã desta segunda-feira, 22, a partir das 9h. Caso não haja uma manifestação das empresas sobre o pagamento dos salários, o Sitracom deve procurar a Justiça doTrabalho para garantir que os trabalhadores recebam seus direitos. Segundo os representantes dos funcionários, Luís Fernando Brandão e Claudiomiro da Silva, muitos são de fora da cidade e estão vivendo em condições precárias, passando fome. Eles explicam que além do salário do mês, a empresa também ficou com as carteiras de trabalho dos trabalhadores, sem dar nenhuma satisfação. “Estamos nos ajudando para garantir que ninguém passe necessidade. Porém, a situação fica cada vez mais difícil a cada dia que passa, pois muitos não têm mais dinheiro”, afirma Claudiomiro da Silva.