As vozes da história transmitem um legado, uma narrativa permeada por muitas lutas, desafios e biografias. Seus protagonistas aceitaram a empreitada de viver, trabalhar e sonhar num local chamado Vale do Burati. Há 130 anos, chegava a esta localidade as famílias Bellé, Conci, Piletti, Riboldi, Rizzardo, Tonello, Federezzi, Lazzarotto e Marcon, que faz divisa com o município de Pinto Bandeira.
Assim foi o ponto de partida do Vale do Buratti. Escrita a quatro mãos pelos irmãos Claudino e Nelson Piletti, o livro evoca toda uma cultura que se originou aí, onde se depreende uma tessitura própria dos autores que nasceram no Vale do Burati.
Percorrendo os caminhos da memória, os organizadores produziram o livro ao longo de dois anos. Por meio de pesquisas, entrevistas, registros fotográficos e recordações, o livro retrata os imigrantes e seus descendentes, aspectos do cotidiano buratense e personalidades que formaram o processo social, econômico e educacional do Vale do Burati.
“Nossa grande questão foi filtrar o material. Muitas vivências, experiências, entrevistas, causos, ficaram de fora da versão final. E o bom de um trabalho dessa magnitude é isso: não esgotar o assunto”, destaca Luciano André Lemos, que auxiliou os autores nas pesquisas, pois Claudino mora em São Paulo e Nelson, em Santa Catarina.
O livro “Vale do Burati – História e Vida” será lançado dia 20 de janeiro, às 20h, no Salão da Comunidade do Burati. O evento contará com missa, confraternização, bate-papo com os autores e apresentações musicais. Também haverá no dia 23 de janeiro, às 19h, na Dom Quixote –Livraria & Cafeteria, o lançamento do livro.
Serviço
O que: lançamento do livro “Vale do Burati – História e Vida”, organizado por Claudino Piletti e Nelson Piletti. Fotos de Luciano André Lemos
Quando: 20 de janeiro no Salão da Comunidade do Burati, às 20h, e, 23 de janeiro, na Dom Quixote – Livraria & Cafeteria, às 19h
Para mais informações, com Luciano: (54) 9.9695.7008