O período que mais enche os bento-gonçalvenses de orgulho chegou: a Vindima. A tradicional época de colheita da uva muda a rotina de todos os moradores da Capital do Vinho, principalmente os daslocalidades do interior, que recebem milhares de turistas. A partir deste ano, o Bento em Vindima passa a se chamar Estação Vindima, melhorando ainda mais a divulgação das atrações no município. O lançamento oficial acontece nesta quinta-feira, 18, a partir das 18h30min, na Vinícola Salton.
Dentro da nova proposta da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), além da mudança no nome da nomenclatura dos eventos que formam o calendário da pasta também passará por modificações, que serão divulgadas juntas no lançamento da marca. “A época da safra é umas das mais importantes para o município, pois enaltece o trabalho de nossos agricultores e abastece a economia da cidade. Buscamos por meio disso, realizar várias ações focadas na divulgação do potencial da região, uma vez que no período de férias várias pessoas se deslocam para o litoral”, ressalta o secretário da pasta, Rodrigo Ferri Parisotto.
Até o dia 18 de março, o que não faltam são atrações que brindarão a época mais aromática da Serra Gaúcha. Ainda durante o período, a rede hoteleira estará com pacotes e promoções especiais, enquanto as vinícolas oferecerão atrações e descontos diferenciados. Em um cenário que mostra o turismo como uma das atividades econômicas de maior crescimento no Brasil e no mundo, a política pública de incentivo e fomento ao turismo, implementada pela Prefeitura tem produzido importantes resultados. Dados de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017, período de veraneio, o fluxo de turistas ultrapassa 350 mil visitantes nas cinco rotas turísticas e área urbana.
Terceiro destino mais ofertado do Estado
Uma coleta realizada pelo Observatório do Turismo do Rio Grande do Sul divulgou a lista dos municípios gaúchos ofertados pelas 83 principais Operadoras Turísticas do Brasil. Dos dez destinos mais procurados, oito são na Serra Gaúcha. Mais uma vez Bento Gonçalves se consagra como o terceiro destino, atrás de Gramado e Canela. Na sequência aparecem Garibaldi, Nova Petrópolis, Carlos Barbosa e Monte Belo do Sul.
A pesquisa foi realizada nos meses de novembro e dezembro, e se refere ao ano de 2017. O objetivo do estudo é monitorar o posicionamento dos destinos turísticos gaúchos no mercado nacional, oferecendo aos municípios recursos para a gestão do processo de comercialização.