O prefeito Guilherme Pasin foi indicado como pré-candidato ao governo do estado pelos integrantes do Partido Progressista (PP) da Serra Gaúcha. Este é o primeiro passo até a escolha de quem será o candidato do partido nas eleições deste ano. Caso Pasin aceite a indicação, uma pré-convenção será realizada para definir se ele ou o deputado federal Luiz Carlos Heinze será definido como o candidato dos progessistas.
A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira, 15, durante reunião realizada no Hotel Casacurta, em Garibaldi. Cerca de 50 pessoas participaram do encontro e ficou acertado que o nome de Guilherme Pasin seria o mais indicado para ser lançado como pré-candidato a governador. Todos os presentes aprovaram a decisão, que será encaminhada à Executiva Estadual do PP após Pasin ser notificado oficialmente da decisão e aceitar a indicação. O prefeito está de férias e deve ter um encontro com os progressistas da região na semana que vem.
Mesmo estando em férias, o prefeito conversou com a reportagem do Notícias de Bento. Segundo ele, a inidcação não foi uma surpresa, pois vem recebendo ligações de várias lideranças da região e de outras parte do estado ventilando a possibilidade de uma pré-candidatura. "Realmente fico feliz pela lembrança. Retrata que o trabalho que estamos fazendo em Bento Gonçalves neste momento de crise nacional se destaca positivamente", pontuou Pasin.
Porém, o prefeito deixou claro que ainda irá se reunir com os integrantes do partido na região para definir o que vai fazer. Neste curto período, Pasin avalia se realmente é o momento de dar um voo tão alto em sua carreira política ou esperar completar seus quatro anos de mandato à frente da prefeitura de Bento Gonçalves. Porém, se o prefeito continuar no cargo, terá que esperar dois anos após deixar a prefeitura para concorrer novamente a um cargo eletivo, o que poderia prejudicar uma eleição futura e também ter uma representatividade regional como a conquistada atualmente. "Irei receber a comitiva de prefeitos e presidentes na volta das minhas férias. Para entender melhor a situação. Estou recebendo ligações de prefeitos e líderes partidários de todas as regiões do estado. Irei ponderar tudo isso", resumiu o prefeito.