
Inspirada na Campanha da Fraternidade de 2022, a 144ª Festa de Santo Antônio vai abordar a importância da educação e terá como público-alvo os estudantes da rede pública e privada de ensino em mais uma edição de uma das maiores festas da Igreja Católica da Serra Gaúcha. Com o lema “Como Santo Antônio fala com sabedoria e ensina com amor”, a Paróquia apresentou oficialmente a campanha de comunicação dos festejos em honra ao Padroeiro do município.
Neste ano, a festa mais antiga da Imigração Italiana será inovadora. Para atingir o público-alvo, que são os estudantes, será lançado, no dia 18 de março, um game digital intitulado “Jornada de Santo Antônio”, idealizado pela comissão da 144º Festa em conjunto com os padres Ricardo Fontana e Luís Cardos Conci. A expectativa é alcançar diretamente 7 mil jovens do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental, seja da rede pública como privada.
“Se passamos dois anos rezando, pedindo ajuda dos médicos, dos cientistas, dos profissionais da saúde, da vacina, agora estamos colocando para a comunidade que os professores e os pais são aqueles que vão dar esse direito que toda a criança e jovem precisa: o direito fundamental da educação é dado pelo professor, e estamos chamando a atenção para essa realidade tão difícil. Queremos que a educação consiga dialogar, que possamos integrar mais a comunidade, pois todos estamos envolvidos nesta missão de educar”, comenta o padre Luís Carlos Conci.

A festa:
O lema é inspirado no capítulo 31, versículo 26, do livro de Provérbios do Antigo Testamento, e que faz parte da Campanha da fraternidade, que vai impulsionar toda a Igreja Católica no Brasil a refletir sobre a fraternidade e a realidade da educação no país. A campanha de comunicação vai contar com santinhos, um livreto com os Evangelhos para a Trezena e Dia Festivo, além de uma “Ação entre Amigos”.
A programação terá início no dia 23 de abril, com a visita de Santo Antônio às comunidades atendidas pela Paróquia. Também serão contempladas as demais paróquias de Bento, o Santuário Caravaggio e o Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, de Pinto Bandeira, além de entidades da cidade, como APAE e o Hospital Tacchini. O calendário se estende até o final do mês de maio.
Para o dia 29 de maio, às 15h, está programada a Missa com benção da saúde. A Trezena, por sua vez, será celebrada de 31 de maio a 12 de junho, sempre às 18h, no Santuário Santo Antônio, com transmissão pelas redes sociais da Paróquia. Durante as Missas da Trezena e do Dia Festivo haverá a participação de escolas das redes pública e particular de Bento Gonçalves, bem como de entidades de fortalecimento de vínculos, que atuam no trabalho de inclusão das pessoas com deficiência.
Já o Dia Festivo, previsto para o dia 13 de junho, terá a tradicional programação com a alvorada festiva e o repicar dos sinos, e Missas às 7h, 8h30, 10h, 15h e 18h, sendo a celebração das 15h prevista para ocorrer em frente ao Santuário, seguida de procissão com a imagem de Santo Antônio pelas ruas do centro da cidade. Durante todo o dia haverá a distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio e frades disponíveis para confissões e bênçãos.
Os festejos também preveem outros eventos como o jantar de lançamento da 144ª Festa de Santo Antônio e entrega do Troféu “Tonito” aos festeiros de 2021, no dia 11 de março; o Chá das Zeladoras, no dia 24 de abril; e o tradicional bingo de Santo Antônio, no dia 6 de maio. Além disso, também será realizado o “Jantar do Codeguim”, que completa 50 anos em 2022, e que ocorre no dia 27 de maio.
Participação da comunidade escolar:
A edição deste ano dos festejos do Padroeiro de Bento Gonçalves vai promover atividades lúdicas com estudantes das redes pública e privada. A principal novidade é o game digital “Jornada de Santo Antônio”. “O grande projeto deste ano é uma forma de contemplar o maior número de crianças, de faixas etárias diferentes, e de forma atrativa. Com a ajuda dos nossos padres idealizamos esse jogo, cujo trabalho será gerenciado junto às escolas”, explica a festeira Mônica Bandeira Bianchi, que conclui:
“O grande o objetivo é ser atrativa a mensagem que queremos passar para essas crianças, com a questão religiosa, cultural, pois Santo Antônio é patrimônio, faz parte da história da Imigração Italiana, e sobre o nosso Santuário”, relata.
Juntamente com a coordenação pedagógica das escolas católicas e particulares e representantes da Secretaria Municipal da Educação e da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE), serão realizados projetos de arte e desenho com o objetivo de trazer para a atualidade os milagres e a vida de Santo Antônio.