A celebração da Festa de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves, chega neste ano à sua 138ª edição, com o lema "Misericordiosos como o Pai". Ao longo de toda a segunda-feira, dia 13, no Santuário dedicado ao religioso, missas devem reunira comunidade católica bento-gonçalvense, para pedir e agradecer pelas intervenções milagrosas atribuídas ao santo.
As atividades reservam, ainda, a entrega dos tradicionais pãezinhos, o almoço de confraternização no Salão Paroquial, a Missa Campal e a Procissão. Confira a programação completa, que também prevê interrupções no tráfego de veículos na região central:
Festa de Santo Antônio – 13 de junho
– 6h: Alvorada festiva
– 7h: Missa presidida pelo padre Gilnei Fronza
– 8h30: Missa presidida pelo padre Izidoro Bigolin
– 10h: Missa presidida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin
– 12h: Almoço festivo, no Salão Paroquial. Os ingressos custam R$ 40 e podem ser adquiridos juntos aos festeiros deste ano ou na secretaria da Paróquia
– 15h: Missa campal e procissão presididas pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni
– 18h: Missa de Ação de Graças presidida pelo pároco Ricardo Fontana. Na ocasião, serão apresentados os casais festeiros de 2017
– Ao longo de todo o dia, haverá bênção individual da saúde com freis franciscanos de Daltro Filho
Atenção:alterações no trânsito
Às 8h, o lado direito da rua Marechal Deodoro será interrompido, para dar mais segurança aos fiéis que passam nas imediações. Em seguida, às 14h, ocorre a interrupção total da via, desde a rua Júlio de Castilhos, para a Missa Campal. A procissão deve iniciar às 16h e terá acompanhamento e orientação do Departamento Municipal de Trânsito (DMT). O trajeto passa pelas ruas Gomes Carneiro, Barão do Rio Branco, Cândido Costa e, por fim, retorna pela Marechal Deodoro.