Uma importante obra para qualidade de vida da população de Bento Gonçalves teve início nesta quinta-feira, 28. Em solenidade no Palácio Piratini, foi assinada a ordem de serviço para conclusão da Estação de Tratamento (ETE) do Barracão. A obra no valor de R$ 9.267.140,00, conta com financiamento da Corsan por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 1, obtidos ainda em 2009. A demora para o início da construção se deu por questões de licença e pela necessidade de fazer uma nova licitação por problemas com a primeira empresa contratada.
O diretor Financeiro da Corsan, Jorge Melo, comenta que a estação é um modelo inédito no Estado, e será concluída com agilidade. "A empresa vai fornecer, instalar, operar, monitorar e prestar treinamento operacional de uma ETE pré-fabricada. Para a Corsan, é uma honra poder assinar a ordem de início dessas obras. Estamos muito contentes de dar a partida em algo que vai melhorar a vida dos gaúchos da região", disse.
Após a assinatura da ordem, o governador José Ivo Sartori ressaltou a importância da realização da estação de tratamento. "Cuidar de esgoto é algo que ninguém quer pensar porque abrir ruas e fazer obras traz transtorno e dificuldades para a comunidade, mas tudo o que demora a ser feito custa cada vez mais caro no futuro. Esse é um novo momento de uma nova realidade. A mudança é importante e a transformação dói, mas precisamos caminhar", destacou.
O investimento beneficiará 15.463 habitantes de partes dos bairros Santa Marta, Santo Antão, Santa Helena, Barracão, Imigrante e Fenavinho. "A questão do esgoto é uma área que muito nos preocupa, pois ainda estamos atrasados tratando hoje cerca de 7%. Com essa obra sendo concretizada vamos superar em 30% o tratamento, é algo revolucionário, é algo que proporciona qualidade para nossa população", afirmou o prefeito Guilherme Pasin.
As obras devem ser concluídas em 21 meses. A Corsan ainda prevê a ampliação do sistema de abastecimento de água integrado de Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi e Carlos Barbosa. O empreendimento prevê captação de água no rio das Antas, adutoras de água bruta e tratada e construção de uma Estação de Tratamento de Água em Bento Gonçalves, com capacidade de mil litros por segundo. Serão investidos R$ 166 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Também estiveram presentes o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, diretor da CORSAN, Marcus Vinícius de Almeida, gerente da Unidade de Bento Gonçalves, Marciano Dal Pizzol, vereadores Eduardo Viríssimo, Neri Mazochin, Idasir dos Santos e Elvio de Lima. Os Secretários Municipais de Administração e Governo, Enio De Paris, de Obras Jairo Albericci, de Meio Ambiente Claudiomiro Dias e os presidentes de Associações de Bairro, do Santa Helena, Adelino Manara, do Fátima, Edemar Basaneski, do Santa Marta, Juarez Batisti e do Barracão, Carlos Salton.