Denúncias encaminhadas à Frente Parlamentar da Saúde apontaram que quatro médicos, sendo três deles da Unidade de Pronto Atendimento e outro do Pronto Atendimento Zona Norte, do São Roque, estariam trabalhando apenas no turno da manhã, das 7h às 13h, mas batendo ponto até às 19h, como se estivessem trabalhando também no período da tarde. A denúncia veio à público na sexta-feira, dia 22, em pronunciamento do vereador e presidente da Frente, Moacir Camerini, na tribuna da Câmara de Vereadores.
De acordo com documentos entregues ao vereador, quatro médicos estão trabalhando em meio turno, mas recebem em tempo integral, assinando ponto em um período no qual não estão exercendo a função. Segundo o Secretário Municipal da Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, casos como esses ocorrem eventualmente. "Isso ocasionalmente acontece em uma secretaria com mais de 800 profissionais entre concursados e terceirizados. A gente tem coordenações para cada área, tentamos fazer um controle de onde estão os funcionários sempre, mas ocasionalmente pode acontecer nós não conseguirmos controlar todos, por isso que existe o poder fiscalizatório da população, a própria comunidade tem o poder de fiscalizar a gente e nós agradecemos por isso, até porque o secretário não tem como observar todos os funcionários ao mesmo tempo", afirma o secretário.
O secretário afirmou que, assim que tiver a denúncia em mãos, a secretaria vai averiguar a situação. "Primeiro vamos verificar o que aconteceu, verificar também se já não aconteceu uma correção desses problemas. Ocasionalmente realmente acontece esses problemas, pode acontecer em qualquer setor, em qualquer empresa. Quando acontece isso, temos que verificar o que está acontecendo e, se realmente ocorreu, temos que dosar esses valores, precisamos verificar se em outros dias também aconteceu o mesmo problema para então fazermos uma restituição dos valores da empresa ou do concursado", explica Diogo.
Com a implementação do prontuário eletrônico, Diogo acredita que será reduzido significativamente esse tipo de problema dentro da área da saúde. "O prontuário eletrônico é a melhor forma de verificarmos se o profissional está trabalhando naquele horário. É uma forma muito mais eficaz de controlarmos todos nossos funcionários", ressalta o secretário da saúde.