A startup Piipee de Bento Gonçalves vem fazendo a diferença no mundo do empreendedorismo. Na semana passada, foi uma das vencedoras do Grands Prix de l'Innovation de la Ville de Paris, considerado o maior evento de empreendedorismo da França. A startup concorreu com empresas dos quatro cantos do mundo na premiação.
No ano passado a Piipee já havia vencido o concurso Sustainable Brands Innovation Open 2016 (SBIO), promovido pela Report Sustentabilidade e pela ProjectHub, dentro da programação da Sustainable Brands Rio 2016. O evento reuniu no Rio de Janeiro empresas e líderes interessados em transformar os negócios utilizando a sustentabilidade, e considerou a proposta da empresa bento-gonçalvense a que trouxe soluções mais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, que estabeleceu 17 metas globais para o desenvolvimento sustentável.
Em Paris, a startup de Bento Gonçalves concorreu com projetos de empresas da Bélgica, Hong Kong, Estônia, Togo, Portugal, Suíça, China e Alemanha. Eles foram finalistas na categoria Cidade Viva (Paris Living City Awards), que reunia projetos que não eram oriundos da França. Os finalistas tinham que ter um projeto inovador, que fosse considerado pelos jurados realmente de utilidade para mudar a vida dos cidadãos. Com o primeiro lugar, a Piipee recebeu uma premiação de 12 mil euros.
O Le Grand Prix de L’Innovation acontece desde 2001, organizado pela prefeitura de Paris juntamente com a incubadora Paris & CO. O objetivo é valorizar empresas inovadoras que se destacam em oito categorias: Indústrias Criativas, Energia e Mobilidade, Saúde e Bem-Estar, Transformação do Negócio, Móvel, Experiência Reinventada do Cliente, Impacto Social e Paris Living City Awards.
A Piipee surgiu em 2010, quando Ezequiel Vedana estudou o mercado e as alternativas possíveis para diminuir o consumo de água nas descargas. Segundo o empreendedor, engenheiros da Sabesp estimaram uma economia de cerca de 1 bilhão de litros de água a cada três dias caso o Piipee fosse instalado em todas as 6,4 milhões de residências da grande São Paulo. A Piipee desenvolve um equipamento que promete reduzir o desperdício de água com descargas no vaso sanitário. O dispositivo, acoplado ao assento, libera uma solução biodegradável que trabalha nas características físico-químicas da urina, removendo odor e bactérias. O produto é capaz de reduzir em até 80% o consumo de água no vaso. A startup já participou do Shark Tank Brasil, do programa Accelerate 2030, em Genebra na Suíça e também foi representante do Brasil na COP21.