Domingo, 22 de Maio de 2022
15°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Saúde Pandemia

Em pouco mais de um mês, UPA e ambulatório Covid de Bento tiveram 17 mil atendimentos

Recorde foi no dia 12 de janeiro, quando 832 pacientes com sintomas respiratórios passaram pelos dois locais

17/01/2022 às 14h28
Por: Redação
Compartilhe:
(Reprodução)
(Reprodução)

Desde o dia 15 de dezembro do ano passado até este domingo, 16 de janeiro, a Unidade de Pronto Atendimento 24h e o ambulatório Covid instalado junto ao local, no bairro Botafogo, em Bento Gonçalves, registraram 16.915 atendimentos atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios.

Embora mantivesse alguns momentos de maior elevação na quinzena final do ano de 2021, foi principalmente a partir do último dia 3 que o fluxo começou a aumentar, tendo ainda uma leve queda nos dias 8 e 9.O auge até aqui foi a quarta-feira, 12, quando o total de pessoas atendidas em um único dia bateu a marca de 832 – 574 na tenda fasta track e 258 na UPA.

Nesta segunda-feira, 17, a prefeitura anunciou que, com base nos dados e na Nota Informativa nº 41, do Governo do Estado, que sugere a testagem somente de pacientes com sintomas, a partir desta terça não será mais realizada a testagem de assintomáticos no bairro São Roque e Eucaliptos. Os atendimentos serão concentrados nas chamadas "unidades sentinelas", no Ouro Verde, Municipal, Santa Helena e Cohab. Devem procurar estes locais pessoas que apresentem um dos sintomas como febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos e/ou diarreia.

Somente nesta manhã, mais 281 pessoas já haviam passado pela barraca. “Estamos com um número grande de atendimentos de pacientes sintomáticos e com esse planejamento conseguimos ampliar o número de servidores atendendo nesses espaços e, assim, agilizamos o tempo de atendimento”, destaca a secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio.

É necessário apresentar a carteira de vacinação ou o certificado digital de vacinação nos atendimentos, pois, conforme norma técnica da Secretaria Estadual da Saúde, o tempo de isolamento varia para imunizados e não imunizados. Pacientes com sintomas gripais podem procurar para atendimento e testagem as unidades, no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h:
– ESF Cohab: Rua Joana Guindani Tonello, 243
– ESF Ouro Verde: Rua Antônio Dala Coleta, 32
– ESF Municipal: Rua Valdelirio Guerreiro Vaz
– ESF Santa Helena: Rua Pedro Koff, 634
– Ambulatório fast-track: UPA 24h

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 16h00 - Fonte: ClimaTempo
15°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 18°

Seg 20°C 7°C
Ter 21°C 8°C
Qua 22°C 11°C
Qui 21°C 13°C
Sex 20°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete