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Vinícola Miolo faz sucesso com espumantes imersos no mar da França

As 500 garrafas da bebida feita pela empresa bento-gonçalvense foram as primeiras do país a serem envelhecidas em uma cave submersa, no litoral norte da França.

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
15/12/2018 às 21h01
Vinícola Miolo faz sucesso com espumantes imersos no mar da França
MARCELO DARGELIO

O primeiro lote de espumantes brasileiros imersos no mar foi retiradono mês de outubro. As 500 garrafas do Miolo Cuvée Tradition Brut, da vinícola bento-gonçalvense Miolo, ficaram exatamente um ano submersas na ilha de Ouessant, no norte da França, para o envelhecimento. O sucesso da experiência foi estrondoso. A notícia de que uma vinícola brasileira resgatou 500 garrafas de espumante envelhecidas no fundo do mar da França foi suficiente para, antes mesmo da divulgação de preços, formar uma fila de compradores.

A cave submarina mantém os espumantes em condições ideais para envelhecerem: escuridão, umidade total, pressão constante e temperatura que varia entre 11 e 13 graus. Os espumantes submersos apresentaram um sabor mais rico e floral, complexidade, frescor e apuradas notas de manteiga e castanha. Isso acontece porque, quando submersos, os rótulos podem apresentar até dez vezes mais compostos moleculares que os envelhecidos tradicionalmente, responsáveis pelo aroma e complexidade da bebida. Eram garrafas que já se encontravam na França e estavam prontas para a venda. Pelas mãos de uma empresa especializada na imersão de vinhos e por sugestão de um parceiro comercial em Paris, em outubro de 2016 entraram num período extra de guarda submersa para comemorar um marco importante: a venda de 10 mil unidades em dois anos no país do champanhe.


"Para nós, o objetivo maior foi marcar o desempenho de nosso espumante na França. Se isso é marketing? Claro. Mas queremos chamar a atenção do brasileiro para as demais 500 mil garrafas da linha Cuvée Tradition que são produzidas todos os anos", explica Adriano Miolo, enólogo e superintendente do grupo.

O resultado da experiência é desconhecido até para o profissional, que ainda não reencontrou seus rótulos desde que vieram à tona, no dia 12 de outubro, tampouco provou outros vinhos que passaram pelo processo. Sim, a vinícola gaúcha é pioneira no país, mas segue um movimento trilhado por outras marcas ao redor do globo. O preço e o local das vendas no Brasil ainda não foram definidos. Um segundo lote do Miolo Cuvée Tradition Brut também foi submerso em junho e chega ao mercado em 2018.

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