A comunidade de Bento Gonçalves interessada em apresentar propostas ao Plano Diretor tem até às 17h desta terça-feira, 28, para fazê-lo. A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-estar Social definiu a data após a realização de audiência pública na quinta-feira, 23. A comissão é presidida pelo vereador Marcos Barbosa e tem como vice-presidente o vereador Rafael Pasqualotto (PP) e como membros os vereadores Eduardo Virissimo (PP), Gustavo Sperotto (DEM), Neri Mazzochin (PP) e Volnei Christofoli (PP).
O plenário da Câmara Municipal de Bento Gonçalves esteve lotado para debater o projeto de lei complementar nº 6/2017 que dispõe sobre a ordenação territorial do município de Bento Gonçalves e sobre a política de desenvolvimento e de expansão urbana, e aprova o plano diretor municipal. Conduzida pela Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-estar Social, o objetivo da audiência, foi apresentar as mudanças que estão sendo propostas pelo projeto, bem como ouvir a população.
O plano foi apresentado pela diretora adjunta do Instituto de Planejamento Urbano de Bento Gonçalves, a arquiteta Melissa Bertoletti. Segundo ela, o Plano Diretor foi trabalhado em reuniões semanais por quase dois anos de discussões, incluindo as reuniões distritais. “Após as discussões o plano foi aprovado pelo Fórum de Políticas Públicas, que é formado por 62 entidades, e agora segue para apreciação dos vereadores” explicou Melissa.
Mais de cem pessoas de diversos bairros, marcaram presença. Destas, 20 ocuparam a tribuna apresentando suas críticas e sugestões. O prazo de apenas 72 horas para apresentar propostas foi considerado curto por pessoas interessadas em apresentar propostas ao projeto. Muitos estão descrentes de que alguma coisa irá mudar. "Estão fazendo um jogo de cartas marcadas", destacou um morador do bairro São Bento, que teve o maior número de representantes na audiência pública da quinta-feira.