Segunda, 15 de Agosto de 2022
15°

Pancada de chuva

Bento Gonçalves - RS

Esporte Atletismo

Prefeitura irá construir pista de atletismo em Bento Gonçalves

Com recursos federais captados junto ao Ministério da Cidadania, obra será realizada no antigo campo municipal, no bairro Planalto.

06/01/2022 às 20h23 Atualizada em 07/01/2022 às 19h23
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Kévin Sganzerla
Foto: Kévin Sganzerla

Os apaixonados por caminhadas, corridas e maratonas em Bento Gonçalves agora terão um local público exclusivo e ideal para a prática esportiva. A prefeitura vai construir uma pista oficial de atletismo, com o objetivo de se tornar referência na fomentação da modalidade na região. Antes cogitada para ser instalada no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, a obra será realizada no antigo campo municipal, no bairro Planalto. A licitação para a contratação da empresa para a execução do projeto já está aberta e disponível no site da prefeitura. O custo previsto é de R$ 499.475,43 e sairá do papel por meio de recursos federais. 

O projeto foi captado por meio de um recurso federal junto ao Ministério da Cidadania em 2019, consultado e obtido pelo secretário de esportes do município, Eduardo Virissimo. “Sempre tive vontade de fazer uma pista atlética pública, que é algo que não tem em Bento Gonçalves, onde as pessoas possam utilizar para praticar suas atividades físicas. Hoje, temos a pista do SESI, que é gerida pela entidade e muitas vezes se encontra fechada, e não temos uma posta pública”, explica o secretário.

A pista, inicialmente, seria construída junto ao Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos. No entanto, como se trata de um recurso federal, e o local pertence a uma instituição privada – a Fundação Clube Esportivo – o processo para a sua instalação se manteve travada por um período. “Conversando com o prefeito e, vendo a viabilidade de colocar em outro lugar, entendemos que o melhor local seria então no antigo campo municipal”, pondera.

Conforme o secretário, o campo municipal havia sido interditado por conta de um desabamento. O local foi utilizado para outros fins e hoje se encontra abandonado. “Entendemos que o local vai ser muito utilizado pela população por todo o conceito que há no bairro planalto e na região, por ser um lugar que não é íngreme, e onde há corredores, ciclistas e atletas que praticam suas atividades esportivas”, comenta. 

Eduardo Virissimo também afirma que, futuramente, o local poderá se tornar um complexo esportivo. “Entendemos que, daqui a pouco, a pista vai se tornar também um complexo esportivo no futuro. Iniciamos com a pista agora, a qual tem tamanho oficial com quatro raias e será investido cerca de meio milhão de reais, com recursos captados do governo federal”, afirma. 

A finalidade do projeto, segundo o secretário da pasta, é oferecer à população um local seguro e adequado para a prática esportiva. Além disso, atletas de rendimento de atletismo, que hoje carecem de um lugar adequado para os seus treinamentos, poderão utilizar a pista para treinos específicos. Além disso, com a pista, o município poderá se tornar referência na modalidade e receber competições oficiais, tanto estaduais como nacionais. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 22h39 - Fonte: ClimaTempo
15°
Pancada de chuva

Mín. 13° Máx. 25°

Ter 19°C 12°C
Qua 22°C 11°C
Qui 17°C 1°C
Sex 11°C -1°C
Sáb 18°C 1°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete