Bento Gonçalves será sede em 2018 de uma feira internacional de vinhos. A confirmação veio nesta quinta-feira, 23, durante uma reunião do prefeito Guilherme Pasin com o governador José Ivo Sartori, o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Evandro Fontana, e o diretor-geral da empresa italiana Veronafiere, Giovanni Mantovani. Será a primeira edição da Feira da Cadeia Vitivinícola da América Latina e ocorrerá no mês de novembro do ano que vem.
Sartori comemorou a escolha do Estado e falou sobre a aproximação com a Itália. "Temos uma relação de amizade e fraternidade. A feira vai ser muito importante para destacar a qualidade dos vinhos, espumantes e sucos que produzimos na Serra Gaúcha", disse. O diretor-geral da Veronafiere, Giovanni Mantovani, destacou os critérios para a escolha de Bento Gonçalves. "É uma cidade que produz vinho, tem o setor organizado, com entidades de classe, conta com infraestrutura para turistas e um bom espaço para organizar um grande evento", destaca. A empresa promove a Vinitaly, na Itália, considerada uma das principais feiras vinícolas do mundo.
Conforme o prefeito, a captação do evento é resultado do trabalho realizado desde do início da administração para divulgação do destino. "Estamos muito contentes com a escolha da nossa cidade para realização deste evento, que será um marco para o setor.", disse. O ex-secretário de Turismo, Gilberto Durante, auxiliou na captação. Também participaram da reunião o cônsul-geral da Itália, Nicola Occhipinti, e representantes da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, da Federação das Indústrias do RS (Fiergs) e do parque de eventos Fundaparque.